Com a tecnologia em constante evolução, o mundo corporativo exige cada vez mais que gestores e profissionais de todos os níveis da força de trabalho estejam sempre atualizados. As empresas que não se adequarem a essa realidade certamente ficarão para trás, já que vão observar uma grande queda de produtividade e performance dos times.
Além disso, as transformações constantes no mercado de trabalho dificultam a contratação de profissionais que possuam todas as habilidades que o mundo atual exige. Uma pesquisa do ManpowerGroup revela que 80% dos empregadores brasileiros têm dificuldade para encontrar funcionários capacitados em 2023.
Já o relatório Future of Jobs 2023, do Fórum Econômico Mundial, aponta que seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027. Ao mesmo tempo, o estudo estima que, em média, 44% das habilidades de um trabalhador individual precisam ser atualizadas.
O mesmo relatório mostra que apenas metade dos funcionários tem acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente. Por isso, as organizações estão aumentando os investimentos em educação corporativa, já que eles trazem benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas.
Com a educação corporativa, os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver habilidades relevantes, adquirir conhecimentos atualizados e se manterem competitivos no mercado de trabalho. Por sua vez, as empresas se beneficiam de equipes mais qualificadas, maior produtividade, engajamento dos colaboradores e retenção de talentos.
Contudo, essa capacitação gera alguns desafios para os profissionais de RH e Treinamento e Desenvolvimento, como conseguir identificar os gaps de competência, personalizar o processo de aprendizagem e engajar os colaboradores. Além disso, o gerenciamento de treinamentos é caro, manual e consome tempo precioso de profissionais de RH.
Pensando nisso, listamos cinco motivos para investir em uma plataforma de educação corporativa e se manter competitivo no mercado. Confira:
Personalização do aprendizado
Cada colaborador possui habilidades, necessidades e ritmos de aprendizagem diferentes. Uma plataforma de educação corporativa permite a personalização do aprendizado, oferecendo trilhas de aprendizagem adaptadas às necessidades individuais.
Dessa forma, é possível criar programas de capacitação que atendam às demandas específicas de cada colaborador, maximizando o seu potencial e impulsionando seu desempenho.
Uma plataforma de educação corporativa permite ainda que os colaboradores aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade. Com recursos como vídeos, webinars e materiais digitais, é possível oferecer diferentes modalidades de aprendizagem. Essa flexibilidade facilita a conciliação entre o desenvolvimento profissional e as demandas do dia a dia, garantindo maior eficácia no processo de aprendizado.
Acesso a conteúdo atualizado e relevante
Em um mundo de produção de conteúdo exponencial, é cada vez mais difícil ter uma oferta de conteúdo nos programas de desenvolvimento que esteja atualizada e seja engajadora.
Já uma plataforma de educação corporativa oferece acesso a uma vasta gama de conteúdos atualizados e relevantes. Por meio de cursos, artigos, vídeos e materiais interativos, os colaboradores podem se manter atualizados sobre as últimas tendências, melhores práticas e competências essenciais para o mercado de trabalho.
Além disso, plataformas que contam com a Inteligência Artificial como aliada para a montagem de trilhas de aprendizagem personalizadas em poucos segundos, como a Education Journey, são capazes de escalar a recomendação de conteúdo para toda a força de trabalho.
Desenvolvimento de competências e habilidades individuais
Ao oferecer um amplo leque de cursos que estejam alinhados com os gaps de competência e a jornada da empresa, uma plataforma de educação corporativa é capaz de desenvolver as habilidades dos colaboradores. Isso possibilita aprimorar o desempenho individual e coletivo, impulsionando o crescimento da organização e a performance dos times como um todo.
Aumento da produtividade e eficiência
Como citado anteriormente, os colaboradores adquirem novas competências e habilidades que podem ser aplicadas diretamente em suas tarefas diárias. Isso resulta em um aumento da produtividade e eficiência, uma vez que eles se tornam mais capacitados para lidar com desafios e encontrar soluções inovadoras.
Retenção e engajamento de talentos
O Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, segundo levantamento realizado pela empresa especializada em Recursos Humanos Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o relatório, o país registrou 56% de aumento no turnover em 2022, ficando à frente do Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%).
Investir em desenvolvimento profissional demonstra o comprometimento da empresa com o crescimento e a valorização de seus colaboradores. Uma plataforma de educação corporativa cria um ambiente propício ao engajamento, motivação e retenção de talentos, uma vez que os colaboradores se sentem valorizados e percebem que têm oportunidades de crescimento dentro da organização.