Aprendizagem baseada em projetos: a hora é agora
A era digital oferece inúmeras oportunidades para aprender a partir da resolução de problemas, mas é preciso mudar a lógica da absorção passiva de conhecimento
Por Luisa Pereira
Da educação infantil à formação profissional, o método de aprendizado passivo está ultrapassado. Decorar a matéria e recitá-la fora de contexto não é suficiente para preparar os estudantes para a vida no século XXI, em que a resolução de problemas e as habilidades de comunicação são cruciais. Por isso, cada vez mais pessoas recorrem à aprendizagem baseada em projetos, também conhecida pela sigla ABP.
Traduzida do inglês project based learning, a aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa de ensino. Por meio dela, os estudantes são instigados a colocar a mão na massa para resolver problemas que podem de fato ser encontrados na sociedade. O professor apresenta a questão, alguns dos possíveis métodos de investigação e qualquer outro material suplementar, e cabe ao aluno desenvolver uma solução relevante. No final, todos são encorajados a refletir sobre seus trabalhos, compartilhando o resultado com os colegas.
A popularização das tecnologias digitais torna o uso dessa metodologia ainda mais relevante. A tecnologia, afinal, facilita a pesquisa de diferentes referências e a troca de experiências com pessoas de fora do círculo de convivência dos estudantes, tornando o processo muito mais rico. Além disso, também abre um leque enorme de possibilidades para a construção de protótipos e para a apresentação dos resultados.
E quais são os benefícios de trazer a aprendizagem baseada em projetos para a educação?
Em comparação com o tradicional método expositivo, a ABP é muito mais prática e centrada no estudante. Os alunos têm mais liberdade para resolver os desafios da forma que considerarem adequada, de acordo com sua trajetória educacional, suas aptidões e interesses. Além disso, ao se basear na busca de soluções para problemas reais ou ao menos verossímeis, costuma ser multidisciplinar, permitindo a conexão entre conhecimentos de diferentes áreas. Assim, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia, do trabalho em equipe e da comunicação.
Em resumo, podemos dizer que as principais vantagens são as seguintes:
- Incentiva aprendizados vitalícios
A necessidade de resolver um problema, aliada ao uso da tecnologia, faz com que os alunos encontrem informação além das paredes das instituições de ensino. Eles passam a ter acesso a pesquisas, opiniões de experts, filmes, coleções on-line e um leque de outras fontes que provavelmente não aproveitariam no método tradicional de ensino. A autonomia durante todo o processo de investigação também os ajuda a desenvolver as ferramentas necessárias para a resolução de problemas diversos com que podem se deparar no futuro.
- Acomoda alunos com estilos de aprendizado variados
Os alunos são os responsáveis tanto pela resolução final quanto pela abordagem escolhida para chegar até ela. Dessa forma, têm a opção de buscar soluções além do liv
ro didático e de acordo com seus próprios interesses, numa forma de aprendizagem que atende a diferentes estilos e não deixa ninguém de fora.
- Desenvolve o pensamento crítico
Para encontrar uma resposta viável à questão proposta, os alunos devem correr atrás de pesquisar, compreender, apresentar e aplicar o conhecimento adquirido. A resolução dos problemas é um processo que requer pensamento crítico, colaboração e comunicação, estimulando o questionamento e o trabalho em equipe para alcançar os objetivos propostos.
Assim, a aprendizagem baseada em projetos é uma estratégia educacional das mais promissoras para impulsionar a vida pessoal e profissional dos alunos. Por meio dela, os estudantes têm a oportunidade de descobrir novos pontos fortes e interesses, aprofundar-se em diferentes contextos da sociedade e desenvolver competências muito mais parecidas com as demandas que encontrarão no mundo real.
Sabia que a aprendizagem baseada em projetos também pode ser uma importante aliada na educação à distância? Conheça algumas possibilidades de implementação no artigo “Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto”.