Desafios pós-Covid marcam Dia Internacional da Educação

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Desafios pós-Covid marcam Dia Internacional da Educação

Celebrada anualmente em 24 de janeiro, data busca aumentar esforços pelo acesso à educação de qualidade; neste ano, impacto da pandemia pautará debates

Publicado por Rebeca Fontoura
Data: 24/01/2021

Em sua terceira edição, o Dia Internacional da Educação é celebrado neste 24 de janeiro de 2021 sob a sombra dos impactos nefastos da Covid-19. A pandemia que atingiu o planeta no último ano impôs desafios ainda maiores para alunos e professores e acabou levando muitas crianças e jovens ao abandono escolar – apenas no Brasil, esse número é estimado em 4 milhões de pessoas.

Mesmo antes da crise sanitária, porém, as dificuldades relacionadas ao acesso e à qualidade da educação já eram graves. Segundo dados da ONU, 258 milhões de crianças e jovens entre 6 e 17 anos estão fora da escola e 617 milhões não têm capacidade de leitura e interpretação de texto ou competências matemáticas simples. Menos de 40% das jovens mulheres na África Subsaariana completam o equivalente ao Ensino Fundamental I e cerca de 3 milhões de refugiados em idade escolar não têm acesso à educação.

Desde 1948, no entanto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece o direito à educação como um direito humano. No Brasil, ele consta como um dos direitos fundamentais da população desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. Está claro que a instrução é imprescindível para a formação de cidadãos, o progresso econômico e científico e, principalmente, a inclusão social.

Para aumentar a consciência global sobre a importância do tema, o dia 24 de janeiro foi instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como o Dia Internacional da Educação. A resolução proclamando a data foi publicada em dezembro de 2018 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

No encontro, a organização reiterou os 17 objetivos da Agenda 2030 (plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade) e ressaltou a contribuição da educação para cada um deles. Afinal, não é possível pensar em sociedades sustentáveis e resilientes sem acesso universal à educação de qualidade.

Como neste ano a data cai num domingo, a celebração ocorrerá no dia seguinte, 25 de janeiro, com um evento global para dar destaque ao assunto. O tema será “Recuperar e Revitalizar a Educação para a geração pós COVID-19”. O objetivo é potencializar a educação, fortalecendo a colaboração e a solidariedade internacional para que o aprendizado seja colocado no centro do processo de recuperação pós-pandemia.

O evento global, que poderá ser acompanhado de forma on-line, terá três eixos principais: heróis da educação, inovações e finanças. Sua organização foi possível graças a uma parceria entre o escritório nova-iorquino da Unesco, a sede das Nações Unidas, a Parceria Global para a Educação e o CRI (Centro de Pesquisa e Interdisciplinaridade, na sigla em inglês), além da participação de outros parceiros da Coalizão Global de Educação.

Além disso, capturando o espírito do Dia Internacional da Educação, o CRI e a Unesco tomaram a iniciativa de liderar o festival Learning Planet para celebrar o aprendizado em todos os contextos e compartilhar inovações que atendem as necessidades e o potencial de todo estudante, independente de suas circunstâncias.

Fontes:

https://www.un.org/en/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/73/25

https://en.unesco.org/commemorations/educationday

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/cerca-de-4-milhoes-abandonaram-estudos-na-pandemia-diz-pesquisa.shtml

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ