Fundador da Letrus, plataforma que usa a inteligência artificial para ajudar no letramento de alunos, é o segundo entrevistado do podcast da Education Journey
Publicado por Education Journey
Data: 22/02/2021
Inicialmente, pode soar contraditório: recorrer à inteligência artificial para humanizar a educação. Mas, na visão de Thiago Rached, co-fundador e CEO da Letrus, uma das principais vantagens do uso da tecnologia nas escolas é poder reconhecer as particularidades de cada indivíduo e olhar para suas dificuldades de forma personalizada.
No segundo episódio do podcast da Education Journey, Rached explica à CEO da EJ, Iona Szkurnik, como funciona a plataforma de letramento criada por ele, que já chegou a 400 escolas e mais de 65 mil alunos. Com ela, os estudantes recebem feedback imediato após a produção de um texto, com explicações sobre os principais problemas encontrados e exemplos de como melhorá-los. “Isso muda por completo a experiência do aluno”, diz.
Já o professor, parceiro fundamental nesta equação, ganha subsídios para reconhecer de forma mais clara as principais lacunas no aprendizado da turma a cada momento. Assim, pode planejar aulas mais adequadas, com atividades específicas para aqueles que necessitem mais atenção.
Apesar de reconhecer a importância dos avanços tecnológicos para a educação, Rached diz que sua visão para a inovação na área não está necessariamente atrelada à tecnologia. “Inovar em educação é encontrar novas maneiras de alcançar o nível de aprendizagem superior dos alunos, especialmente num contexto de desigualdade social”, afirma.
Egresso do mercado financeiro, onde trabalhava em um fundo de venture capital (com foco em investimentos em empresas de pequeno e médio porte), Rached fala também sobre a motivação e os desafios de “mudar de lado na mesa” e passar a ser empreendedor. Aos que pensam em seguir o mesmo rumo, destaca a importância de obter experiência prática em educação, até mesmo como voluntário (algo que ele já tinha quando decidiu fazer a transição).
Quer saber mais sobre o uso da inteligência artificial na educação e a trajetória do Thiago Rached à frente da Letrus? Ouça agora mesmo nosso podcast!
Sobre a Letrus
A Letrus é o primeiro programa de letramento do Brasil que une inteligência artificial a conhecimento linguístico e acompanhamento pedagógico humano. A plataforma possui sua própria metodologia cíclica que visa auxiliar os educadores a desenvolverem o uso competente da língua pelos alunos, ajudando-os a se expressarem em diferentes contextos.
A Letrus hoje está presente nas 27 Unidades Federativas brasileiras e impacta mais de 65 mil alunos e 400 escolas. Além disso, foi vencedora do prêmio global da Unesco King Hamad Bin Isa Al-Khalifa ICT in Education Prize.
Thiago Rached é co-fundador e CEO da Letrus e ex-venture capitalist. Atualmente também é membro do Comitê de Investimentos da Potencia Ventures e do conselho da Alura. Já foi consultor e conselheiro da Fundação Lemann.
Dica de livro do Thiago Rached
Arriscando a própria pele – assimetrias ocultas no cotidiano. Nassim Nicholas Taeb.