O que sua empresa pode fazer pelo empoderamento feminino

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O que sua empresa pode fazer pelo empoderamento feminino

O que sua empresa pode fazer pelo empoderamento feminino

Investir na educação e no desenvolvimento profissional de mulheres é uma das muitas maneiras de colaborar para a igualdade de gênero na economia

Publicado por Education Journey
Data: 08/03/2021

A luta de operárias por melhores condições laborais está na origem da instituição do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, em 1975. Apesar dos inegáveis avanços desde então, as desigualdades no mercado de trabalho continuam a prejudicar mulheres em todo o mundo, ao lado da sobrecarga com as tarefas domésticas, da violência de gênero, da baixa representatividade política, do casamento infantil, da pobreza e de tantas outras mazelas que atingem as mulheres de forma desproporcional.

Neste ano de 2021, a pandemia de Covid-19 vem acentuando muitos desses problemas. A necessidade de isolamento social e a crise econômica decorrentes da disseminação do coronavírus fazem com que muitas mulheres enfrentem o desemprego e a redução em sua renda, além do aumento da violência doméstica e das tarefas de cuidado não remuneradas — na imensa maioria das famílias, mulheres dedicam muito mais tempo que os homens à atenção a crianças, idosos e outros dependentes, frequentemente tendo que conciliar essas atribuições com o trabalho formal. 

Porém, se aumentou o fardo feminino, a pandemia também destacou a centralidade de suas contribuições. Segundo a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas que visa a promover a igualdade de gênero, “mulheres estão na linha de frente da crise da Covid-19 como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e algumas das líderes nacionais mais exemplares e eficazes no combate à pandemia“.

Está claro que a igualdade de gênero é benéfica não apenas para as mulheres, mas para a sociedade como um todo. E, para alcançá-la, todos precisam fazer sua parte, inclusive as empresas.

Para guiar essa atuação, a ONU Mulheres e a iniciativa Pacto Global listam um conjunto de sete medidas que podem ser adotadas por negócios dos mais diversos setores da economia. Os chamados “Princípios para o empoderamento das Mulheres” são os seguintes:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Sua empresa tem iniciativas nesse sentido? Do que você sente mais falta dessa lista? Compartilhe sua experiência conosco deixando seu comentário! E leia também nosso artigo sobre como utilizar a educação para viabilizar equipes mais diversas nas empresas.

E, se quiser saber como a Education Journey pode ajudar sua empresa a promover a educação e o desenvolvimento profissional de funcionárias e funcionários, entre em contato pelo e-mail ej@educationjourney.com.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ