João Leal: aposta na leitura para transformar vidas
Cofundador e CEO da Árvore, empresário fala sobre a plataforma que democratiza o acesso a livros e já conta com mais usuários na rede pública do que na privada
Publicado por Education Journey
Data: 19/04/2021
Quando decidiu investir uma edtech com foco no estímulo à leitura, o cofundador e CEO da Árvore, João Leal, tinha uma certeza: queria causar impacto na rede pública de ensino, que concentra mais de 80% dos alunos da Educação Básica do país.
No ano passado, pela primeira vez, o número de estudantes de escolas públicas que utilizam a plataforma superou o de escolas particulares, representando cerca de 60% do total de 1 milhão de usuários.
Para João, isso mostra que é possível implementar soluções digitais no setor público de maneira escalável, previsível e que realmente cause impacto na educação. É sobre isso e muito mais que ele conversa com nossa CEO, Iona Szkurnik, no sexto episódio do podcast da Education Journey.
No programa, João fala sobre a história da Árvore e seus dois produtos principais. A Árvore Livros é uma plataforma com mais de 30 mil títulos digitais de 600 editoras, que podem ser baixados para serem lidos até sem conexão à internet. Já a Árvore Atualidades dá acesso a conteúdos jornalísticos em linguagem adaptada para crianças e adolescentes.
Os sistemas contam com estratégias de gamificação, que reconhecem os leitores mais assíduos e colaboram para o engajamento com a plataforma, e recursos de apoio a professores e gestores, como planos de aula, projetos literários e dados detalhados do hábito de leitura dos alunos.
Ambos foram pensados para reduzir as limitações de acesso dos estudantes aos livros e à informação de qualidade — no país, mais de 50% das escolas não contam com uma biblioteca. Segundo João, os usuários da plataforma leem quatro vezes mais que a média brasileira.
O empresário conta que sua relação com os livros vem de família. Sua mãe trabalhava como professora, e seu pai foi vendedor de enciclopédias de porta em porta. Pouco depois do nascimento do filho, deram início a uma editora que funcionava dentro de casa. Foi isso que fez com que ele considerasse o empreendedorismo uma possibilidade em sua vida.
Seu grande sonho é contribuir para que as crianças e adolescentes do país tenham mais oportunidades e possam ser protagonistas de suas decisões de vida. Para ele, “inovação na educação é qualquer coisa que aproxime o aluno da educação e que fortaleça o processo de aprendizagem”.
Quer saber mais sobre esses e outros assuntos, bem como conhecer a trajetória de João Leal? Ouça agora nosso podcast!
Sobre a Árvore
A Árvore nasceu em 2019, a partir da fusão de duas empresas do setor educacional: a Árvore de Livros e a Guten. Seu objetivo é transformar a educação através da leitura, habilidade que influencia a aprendizagem de todas as áreas do conhecimento e na qual os estudantes brasileiros estão abaixo da média global.
Os produtos da empresa já estão presentes nas salas de aula de mais de 3.300 escolas, de grandes capitais com tecnologia de ponta a comunidades ribeirinhas com dificuldades de acesso à internet. Nos seis anos desde a entrada no mercado, mais de 1 milhão de alunos das redes pública e privada já foram impactados.
A plataforma principal funciona como uma enorme biblioteca de livros digitais, que pode ser usada em qualquer aparelho — celular, computador ou tablet. Atualmente, o acervo conta com 30 mil títulos de mais de 600 editoras, incluindo nomes como Companhia das Letras, Rocco, Nova Fronteira e Record.