Patrícia Oakim: a magia da inteligência artificial no Enem

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Patrícia Oakim: a magia da inteligência artificial no Enem

Patrícia Oakim: a magia da inteligência artificial no Enem

Cofundadora e CEO da AIO, empresária fala sobre como a tecnologia de ponta está ajudando estudantes a conseguirem a tão sonhada vaga na universidade

Publicado por Education Journey
Data: 03/05/2021

Para Patricia Oakim, cofundadora e CEO da edtech AIO Educação, a inteligência artificial (IA) ocupa hoje no nosso imaginário o papel que antes cabia à magia: o de nos encantar. A comparação não é despropositada: ainda que pouca gente entenda de fato como a IA funciona, sua aplicação tem levado a avanços impressionantes nos mais diversos setores.

No caso da AIO, a tecnologia que tenta similar a cognição humana, tomando decisões a partir do processamento de dados, é usada para apoiar e orientar os estudantes na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a principal porta de entrada para a universidade no país.

A partir da realização de um simulado, a plataforma desenvolvida pela empresa faz um diagnóstico dos pontos fortes e fracos do usuário. Assim, identifica os assuntos que devem ser trabalhados para a obtenção de melhores resultados e permite a realização de exercícios focados nesses temas, com um acompanhamento permanente do progresso do aluno.

“Com uma prova, a gente consegue ter um mapa do conhecimento desse aluno. E com isso a gente orienta: olha, hoje você conseguiria tirar 600 no Enem, mas, se você estudar esses assuntos, você consegue aumentar a nota para 650 em tanto tempo”, exemplifica Patricia no sétimo episódio do podcast da Education Journey.

Em conversa com nossa CEO, Iona Szkurnik, Patricia conta que, atualmente, a solução é vendida diretamente para os estudantes — em apenas um ano de existência, o número de usuários chegou a 10 mil. No entanto, ainda em 2021, a empresa pretende desembarcar também em escolas, ajudando as instituições a prepararem seus alunos para o ingresso no ensino superior.

Para ela, as ferramentas de IA aumentam o potencial do professor, fazendo com que ele tenha um tipo de superpoder, uma “lente de aumento” que lhe dá uma visão melhor sobre as necessidades de cada aluno. Na sua opinião, isso pode ajudar a resolver o sério problema de defasagem da aprendizagem na Educação Básica.

No podcast, Patricia também conta sobre sua trajetória. Egressa do mundo das big techs (trabalhou no Google por seis anos), ela decidiu migrar para a educação porque queria ter impacto direto na vida das pessoas.

Antes de fundar a AIO com o sócio Murilo Vasconcelos, esteve à frente, também com Murilo, da Garagem Startup Studio. A empresa focava no desenvolvimento de profissionais com conhecimentos de tecnologia e negócios, com o objetivo de formar empreendedores de startups.

E, mesmo com a vida profissional agitada, ela fez dois mestrados em que investigou as intersecções da arte com a tecnologia. Um deles rendeu um livro, intitulado “Arte feita em código”.

Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Ouça agora nosso podcast!

Sobre a AIO Educação 

A AIO Educação foi fundada em abril de 2020 por Patricia Oakim e Murilo Vasconcelos, que já haviam trabalhado juntos criando a Garagem Startup Studio. Na AIO, os sócios criaram um sistema para ajudar na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A empresa oferece simulados do exame e usa inteligência artificial para analisar os resultados. Dessa forma, os usuários sabem quais conteúdos e tópicos precisam de maior atenção para que o desempenho na prova melhore. Desde seu lançamento, a AIO já beneficiou mais de 10 mil estudantes.

Ficou interessado no uso da inteligência artificial na educação? Leia nosso artigo sobre algumas de suas aplicações no setor e ouça o podcast com Thiago Rached, fundador da Letrus, plataforma que usa a tecnologia para contribuir para o letramento dos estudantes.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ