Matheus Goyas: Trybe investe no sucesso de estudantes

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Matheus Goyas: Trybe investe no sucesso de estudantes

Matheus Goyas: Trybe investe no sucesso de estudantes

Empresário fala sobre a escola que hoje é referência na formação de desenvolvedores web no país, onde os alunos só pagam depois de empregados

Publicado por Education Journey
Data: 31/05/2021

Quando cofundou a Trybe, escola de desenvolvedores web que agora é referência no mercado, o empresário Matheus Goyas ouvia com frequência que a proposta da empresa era “boa demais para ser verdade”. A desconfiança se devia ao modelo inovador de sucesso compartilhado, em que o aluno pode optar por pagar o curso apenas após estar empregado e com um salário de ao menos R$ 3 mil mensais.

“O Google tirou nossos anúncios do ar várias vezes porque achava que podiam ser enganosos. Era uma proposta tão diferente que até a máquina desconfiou”, conta Matheus à nossa CEO, Iona Szkurnik, no oitavo episódio do podcast da Education Journey.

Menos de dois anos depois do lançamento da empresa, porém, a reputação da Trybe está cada dia mais firme. A empresa já captou investimentos polpudos, e a disputa por uma vaga em seus cursos de full stack (os únicos oferecidos) é acirrada. Apenas em 2021, a escola deve formar 1.500 profissionais da área (aqueles capazes de atuar em todas as frentes de um projeto de desenvolvimento web). Segundo o empresário, 100% dos estudantes encontram trabalho em até três meses após a formatura. Outros 96% já estão empregados antes mesmo de concluir o curso.

O sucesso se deve em grande parte à qualidade da formação, que compreende tanto habilidades técnicas, as chamadas hard skills, quanto as tão faladas soft skills, habilidades socioemocionais como saber se comunicar, trabalhar em equipe e aprender a dar e ouvir feedbacks. Dessa forma, o profissional aprende não apenas a realizar suas tarefas, mas também adquire as competências necessárias para crescer no emprego.

Matheus considera que a Trybe tem uma contribuição importante a dar ao país. Ele pondera que, apesar de o ensino superior ter crescido muito nas últimas décadas, nosso modelo educacional ainda privilegia profissões como Direito e Administração. No entanto, a quantidade de formandos dessas áreas excede a capacidade de absorção do mercado. Enquanto isso, faltam pessoas com formação na área de tecnologia, cada vez mais demandada. “A transformação digital não se faz com máquinas, se faz com gente”, diz.

No podcast, Matheus também conta um pouco de sua trajetória pessoal. Filho de uma professora da rede pública de ensino, ele passou a infância e parte da adolescência entre a escola onde estudava e as instituições em que a mãe dava aulas. Aos 14 anos, começou a trabalhar como professor particular de matemática.

A Trybe não é sua primeira startup de sucesso. Em 2012, fundou o AppProva, uma edtech de preparação para exames padronizados, que chegou a ter mais de 2 milhões de alunos, atendendo a mil escolas particulares. Em 2017, a AppProva foi adquirida pela Somos Educação (hoje Cogna), e ele então virou executivo da empresa — posto depois abandonado para retomar a vida de empreendedor.

Quer saber mais sobre a Trybe e a trajetória de Matheus Goyas? Ouça agora nosso podcast!

Sobre a Trybe

A Trybe, fundada em agosto de 2019, é uma startup voltada para a capacitação de profissionais na área de desenvolvimento web, com foco em full stack. Sua metodologia de ensino, baseada em projetos, é voltada para a atuação no mercado. O curso, que dura 1.500 horas, é composto por quatro módulos (introdução, front end, back end e fundamentos da ciência da computação). Além disso, também são trabalhadas soft skills, metodologias ágeis e outras habilidades importantes para o cotidiano de trabalho em empresas de tecnologia.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ