A arte no ensino remoto:
uma importante aliada
As artes ajudam a despertar o espírito investigativo e a vontade de aprender e de se expressar. Por isso mesmo, têm muito a contribuir com o ensino remoto
Publicado por Education Journey
Data: 23/06/2021
As artes têm o potencial de engajar os estudantes de maneiras que as abordagens acadêmicas tradicionais não conseguem. No ensino remoto, elas podem ser de extrema importância para aumentar o envolvimento dos alunos com o conteúdo escolar.
Para explorar mais esse tema, a COO da Education Journey, Marcela Quintella, entrevistou a especialista em arte-educação Denise Schnyder, que trabalha como coordenadora pedagógica de conteúdo educacional na Camino Education. A conversa está no podcast Jornada do Aprender (episódio #2, partes 1 e 2).
De acordo com Denise, a arte tem um papel fundamental neste momento de pandemia que estamos vivendo, já que pode ajudar os estudantes a reconhecerem e expressarem seus sentimentos. “Quando os alunos fazem um desenho e o compartilham com colegas, professores e pais, eles se sentem ouvidos, se sentem vistos”, diz.
Além disso, a arte é um caminho para despertar o espírito investigativo, a vontade de aprender e de se expressar no mundo. As diferentes modalidades artísticas instigam a emoção da descoberta, incentivam a tomada de riscos, enfatizam a criação imaginativa, ajudam as crianças a se sentirem consideradas e produzem um senso de comunidade, conectando indivíduos.
Para que todo esse potencial seja atingido, porém, a arte não deve ser vista como uma disciplina isolada, e sim integrada ao currículo, como acontece nas escolas adeptas do STEAM.
STEAM
O STEAM é um modelo de currículo escolar baseado no fortalecimento e integração de cinco campos do conhecimento — ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (cujos nomes em inglês formam a sigla em questão). Ele tem como foco a resolução de problemas de viés prático que exigem habilidades relacionadas a todas essas áreas.
Antes conhecido como STEM, ele sofreu a incorporação do A de artes devido ao entendimento da contribuição das artes à educação. Por meio delas, os alunos desenvolvem sua capacidade de observação, visualização e manipulação de materiais, ganhando confiança criativa para imaginar e construir novas soluções e possibilidades. Essas habilidades e competências são também essenciais para o pensamento científico e fornecem um forte argumento para integrar a arte à educação.
Como introduzir a arte no ensino remoto?
Como, então, introduzir a arte no ensino remoto? Denise ajuda com algumas dicas para pais e professores.
A primeira é que é preciso se libertar da concepção de certo e errado, bonito e feio. As artes são formas de expressão com diferentes possibilidades poéticas e estéticas. Ajudar as crianças e adolescentes a ampliarem seu repertório e a perceberem a qualidade de suas produções, sejam elas um desenho ou uma dança para o TikTok, é um primeiro passo para tornar a arte mais presente em seu dia a dia.
Outro ponto a ter sempre em mente é como os conteúdos podem ser acessados e ampliados por meio da arte. Buscar pinturas, esculturas, filmes, séries, livros e músicas que se relacionem com o tema em estudo aumenta o interesse pela questão, mobilizando a vontade de crianças e adolescentes de pertencerem ao mundo.
Da mesma forma, promover sistematizações artísticas do que foi aprendido é outro importante recurso para colocar mais arte no ensino remoto. Ao produzir vídeos, danças, desenhos, poemas e outras formas de arte sobre os temas abordados em classe, o aluno reflete e organiza o que aprendeu, dando mais significado a esse processo.
Quer saber mais sobre o assunto? Ouça agora mesmo o podcast Jornada do Aprender com Denise Schnyder!
Sobre Denise Schnyder
Coordenadora Pedagógica de Conteúdo Educacional na Camino Education. Formada pela USP em artes cênicas e pós graduada em pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner. Pesquisa sobre como as artes e os processos criativos contribuem com a educação.
Quer saber mais sobre STEM? Leia nosso artigo sobre o tema! Aproveite para conhecer também mais formas de aumentar a interação no ensino remoto. E, se nosso conteúdo está sendo útil para você, deixe seu comentário!