David Peixoto: por uma gestão escolar digital e inovadora
CEO do Isaac conta como a empresa tem ajudado a dar mais previsibilidade e segurança financeira para que as escolas possam focar no que realmente importa
Publicado por Education Journey
Data: 09/08/2021
O grande sonho do empreendedor David Peixoto é que exista mais igualdade de oportunidades no Brasil. Foi isso que o levou a iniciar, em 2011, a ONG Primeira Chance, que leva alunos de destaque da rede pública de ensino para escolas de ponta, onde podem desenvolver todo seu potencial. E é esse mesmo propósito que está por trás da criação, em conjunto com o amigo Ricardo Sales, da startup Isaac.
Fundado em 2020, o Isaac surgiu como uma plataforma para dar mais previsibilidade e segurança financeira para as escolas particulares. O momento não poderia ter sido mais propício: a pandemia fez disparar a evasão escolar e as taxas de inadimplência, deixando muitas instituições em uma situação complicada.
No episódio de número 11 do podcast da Education Journey, David explica que o Isaac garante a receita mensal das escolas parceiras, independentemente de eventuais atrasos por parte das famílias. Além disso, responsabiliza-se por todo o processo de cobrança, oferecendo formas de pagamento variadas, e gerencia o atendimento de todas as demandas relacionadas a questões financeiras.
Com isso, a escola passa a saber exatamente o valor que terá disponível a cada mês, o que facilita seu planejamento e viabiliza a realização de investimentos. Além disso, os gestores ganham um recurso precioso: tempo. Sem ter que se preocupar com a emissão de boletos, a cobrança dos inadimplentes e outras atividades burocráticas, eles podem focar no que realmente importa: trabalhar para garantir que os alunos tenham a melhor formação possível.
Isso, no entanto, é apenas o começo. Mesmo tendo iniciado há pouco suas operações, a startup já tem muitos planos para o futuro. Um deles é garantir financiamento às escolas de forma rápida, simples e barata, facilitando investimentos em expansão e infraestrutura — inclusive na área de tecnologia, tão necessária para enfrentar esses tempos de pandemia.
O outro é permitir que também as famílias possam financiar os estudos dos filhos. “Se você parar para pensar, no Brasil hoje você pode comprar quase tudo financiado, menos a educação, especialmente a educação básica”, diz David, que antes de fundar o Isaac trabalhou por muitos anos na Arco Educação, gigante do setor.
Essa impossibilidade de financiamento afeta principalmente as famílias de renda mais limitada e com maior número de filhos, que não conseguem fazer frente a tantos gastos concentrados em um mesmo período da vida. Por isso, o plano é oferecer uma solução que permita alargar esse pagamento no tempo, permitindo que muitas crianças que hoje não podem acessar o ensino privado consigam por fim superar essa barreira.
Quer saber mais sobre a trajetória do David Peixoto, a ONG Primeira Chance e o Isaac? Ouça agora nosso podcast! Nele, você também conhecerá a curiosa história por trás do nome Isaac.