Metodologias ativas: educação é para ser divertida

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Metodologias ativas: educação é para ser divertida

Metodologias ativas: educação é para ser divertida

Hoje as escolas precisam desenvolver competências além de fomentar uma formação acadêmica de excelência e a aprendizagem ativa é o caminho para isso

Publicado por Education Journey
Data: 25/08/2021

O Brasil ainda privilegia uma aprendizagem expositiva, em que o professor fala e o aluno ouve passivamente em detrimento de uma aprendizagem ativa. No entanto, pesquisas indicam que quando estamos fazendo algo, principalmente coisas importantes para nós e não apenas observando, a capacidade de retenção é muito maior. A COO da Education Journey, Marcela Quintella, entrevistou o Fernando Shayer, fundador e CEO da Camino Education para explorar o tema no episódio #4 do podcast Jornada do Aprender.

A aprendizagem ativa utiliza metodologias de ensino na qual os alunos são solicitados a se envolver no seu próprio processo de aprendizagem, como por exemplo a aprendizagem baseada em projetos. Aprender dessa maneira é mergulhar em saberes da vida real, o que acaba sendo mais divertido e engajador. O resultado são alunos equipados com habilidades de resolução de problemas, adaptabilidade e uma mentalidade de equipe que eles poderão aplicar ao longo de suas vidas.

Essa forma de aprender contrasta com os modos “tradicionais” de ensino, em que conteúdos são transmitidos e reproduzidos unilateralmente. No mundo atual, as tecnologias possibilitam o acesso à informação e dados em um clique e, com isso, o ensino enciclopédico perde protagonismo. Por outro lado, as atividades que não são programáveis, ou seja, as relações entre seres humanos e as habilidades socioemocionais entram em cena. Estas competências são conquistadas através da mudança na forma de aprender.

Segundo o empresário, a revolução digital e não a pandemia, foi o grande catalisador das mudanças na educação. “Agora temos uma baita oportunidade com a educação, de fato formar as pessoas não só para aquilo que elas aprendem mais, mas para aquilo que de fato vai as diferenciar”. Antes da revolução tecnológica formávamos pessoas para um mercado de trabalho que não existe mais. A automação extinguiu muitas profissões e criou a necessidade de outras qualificações para realização de funções que nem existiam antes.

A aprendizagem ativa não é nem mais uma escolha, é o caminho. Pensando nisso, Fernando fundou a Cloe, uma plataforma digital de aprendizagem ativa em que as escolas têm acesso a diversas metodologias que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. “Parte do desengajamento do jovem seja no online seja no presencial é a linguagem o formato expositivo não faz mais sentido”, diz Shayer.

No podcast, Fernando fala ainda sobre os desafios encontrados por escola e alunos durante a pandemia, além de sua trajetória pessoal no mercado de educação.

Quer saber mais sobre aprendizagem ativa e a trajetória de Fernando Shayer? Leia nossos artigos sobre a sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em equipes: benefícios para todos e a aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto, aprendizagem baseada em projetos. Ouça agora nosso podcast!

    Sobre Fernando Shayer 

Fernando Shayer é fundador e CEO da Camino Education. Foi Presidente do Conselho de Administração e CEO da Somos Educação, maior empresa de ensino básico do Brasil, atendendo mais de 33 milhões de estudantes. Atuou como vice-presidente da unidade de negócios de Soluções Educacionais, vice-presidente de Relações Escolares e deu aulas de inglês no Curso Anglo e no Projeto Somos Educadores, criado para oferecer a jovens carentes preparação de qualidade para o vestibular. É membro do Conselho de Administração da Associação Nova Escola, que colabora com a Fundação Lemann para apoiar milhões de professores atendidos pela organização. Antes de fundar e liderar a Camino, Fernando foi sócio-gerente da Tarpon Investimentos, sócio da Machado, Meyer, Sendacz e Opice Law Offices e atuou como advogado internacional da Skadden Arps, em Nova York.

Mestre em Computação na Educação no Teachers College, da Columbia University. Possui especialização em Gerenciamento Geral (EPGM) da Sloan School of Business no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Fernando é mestre em Direito pela Universidade de Columbia, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ