Gina Gotthilf: mais apoio às startups da América Latina
Confundadora da Latitud conta em podcast sobre como tem ajudado os empreendedores do continente a desenvolverem seus projetos de negócios
Publicado por Education Journey
Data: 06/09/2021
Confundadora da Latitud, a brasileira radicada nos Estados Unidos Gina Gotthilf diz que, no Vale do Silício, qualquer encontro informal tem grandes chances de se tornar uma aula sobre o universo das startups. O mesmo, no entanto, não ocorre na América Latina, onde a colaboração entre os players do setor é muito menor.
Foi pensando em aproximar e apoiar esses empreendedores que ela se uniu a Brian Requarth (ex-CEO e cofundador da VivaReal) e Yuri Danilchenko (ex-CTO da Escale) para fundar a Latitud. Com três pilares principais — acesso à comunidade, à mentoria e a capital — a organização tem como objetivo fomentar o ecossistema de empreendedorismo baseado em tecnologia no continente.
Além de colocar os empreendedores em contato entre si e com mentores com vasta experiência no mercado, a Latitud também tem um fundo de investimentos que já fez aportes em 18 empresas em fase inicial — as chamadas early-stage startups. A Education Journey, que realizou sua rodada pré-seed em agosto deste ano, é uma delas.
“Ser empreendedor é, no geral, uma experiência muito solitária, porque você tem que tomar muitas decisões difíceis sobre muita coisa, sem saber se vai dar certo. Conhecer pessoas que estão passando por isso, ou que acabaram de passar e estão um pouquinho à frente, é muito motivador. Essa troca de informação pode acelerar muito a ascensão da sua empresa”, afirma Gina à nossa CEO, Iona Szkurnik, no décimo segundo episódio do podcast da Education Journey.
Na conversa, Gina conta que ela mesma já pensou em criar uma empresa quando mais jovem, mas acabou desistindo por medo. Agora, por meio do programa de fellowship da Latitud, ela tenta garantir que os bons projetos alheios saiam do papel e ganhem o mundo.
Experiência para isso não lhe falta: ela pode não ter levado adiante sua ideia de negócio anos atrás, mas ajudou muitos outros a crescerem. Como VP de Growth do Duolingo, conseguiu expandir a base de usuários do aplicativo de aprendizagem de idiomas de 3 milhões para 200 milhões. Antes, já havia liderado a estratégia de expansão do Tumblr na América Latina.
No podcast, Gina conta um pouco sobre essas e outras experiências e fala também sobre sua relação de longa data com o trabalho remoto, agora tendência no mundo. Para ela, o movimento que vivemos hoje é positivo, pois diminui os custos das empresas, viabiliza a contratação de talentos que não poderiam trabalhar presencialmente e possibilita mais qualidade de vida aos funcionários.
Quer saber mais sobre a Latitud e a trajetória de Gina Gotthilf? Ouça agora nosso podcast!
Sobre a Latitud
A Latitud foi fundada em 2020 por Gina Gotthilf (ex-VP de Growth do Duolingo), Brian Requarth (cofundador da VivaReal) e Yuri Danilchenko (ex-CTO da Escale). Juntos, eles decidiram fomentar o universo das startups na América Latina com um programa voltado a empreendedores em estágio inicial.
A empresa conecta os participantes de seu fellowship a investidores, mentores e outros empreendedores, através de um programa de seis semanas em que são realizados palestras ou workshops diários. Durante esse processo, as empresas podem trocar experiências e receber auxílio no processo de levantar capital. A Latitud tem ainda um fundo de investimento próprio com foco no universo das startups early-stage latinas.