A diversidade como valor nas empresas

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A diversidade como valor nas empresas

A diversidade como valor nas empresas

Em webinar, profissionais da Endeavor, Ambev e Itaú BBA compartilham os desafios e as ações para a inclusão de grupos de afinidade no ambiente de trabalho

Por Tatiane Seoane
22/08/2022

O assunto diversidade nas empresas vai muito além de inclusão de grupos de afinidade. Esta palavra abrange vários outros temas como senso de justiça, responsabilidade social, inovação e aumento de produtividade. Estas foram as visões que Carolina Leal, especialista de diversidade, equidade e inclusão, na Endeavor, Cristina Vieira, superintendente de planejamento no Itaú BBA e Lucas Niemeyer, gerente de atração na Ambev Supply LATAM, compartilharam no primeiro webinar da série Carreiras sobre Diversidade e Inclusão realizado no último 5 de agosto. 

Os três profissionais contam que um ambiente de trabalho inclusivo de verdade precisa de pessoas com panoramas diferentes, e que abrir as portas para a diversidade dentro das empresas impacta positivamente os negócios.  ̈Se você tem dez pessoas com experiências diferentes olhando para um mesmo problema, você tem dez soluções, porque cada um olha a vida através das suas próprias janelas ̈, diz Carolina. 

A especialista acredita que quando uma empresa permite que as pessoas sejam quem ela são, elas acabam trabalhando de forma mais ágil. Neste caminho, Lucas completa: se o colaborador não precisa perder tempo dissimulando quem ele realmente é, ele não gasta energia com comportamentos que não são naturais e foca no trabalho. 

O Itaú BBA, por exemplo, lançou uma nova cultura em maio deste ano e, desde então, a companhia faz questão de deixar estampado que quer um ambiente diverso, buscando empoderar as pessoas. ¨Cultura é um organismo vivo¨, afirma Cristina.

Programas de inclusão

As dores são muitas e as iniciativas para que os grupos minorizados se sintam incluídos dentro das corporações surgem e mudam constantemente. Estas ações normalmente são desenvolvidas pelos recrutadores e lideranças, de acordo com as respostas e as demandas que surgem com cada passo que a empresa dá no caminho para a consolidação da equidade. 

As três empresas que participaram do webinar aplicam um conjunto de iniciativas com objetivos que vão desde aumentar a representatividade feminina e de negros; promover trocas em rodas de conversa; ter um canal para escuta de relatos e denúncias anônimas; até ações mais imediatas, como devolutivas em casos de situações de preconceito dentro das equipes, quando com um gestor precisa disseminar a mensagem de respeito pela diversidade. 

Porém, antes de chegar nestes programas, os recrutadores têm outro desafio: atrair pessoas de grupos de afinidade para os processos de seleção com medidas específicas. 

Processo de seleção intencional

Mulheres apenas se candidatam a uma vaga quando preenchem 90% dos requisitos, enquanto os homens enviam seus currículos atingindo em média 60% do checklist, conta Carolina. Esse dado reflete a falta de confiança de grupos minorizados na hora de concorrer a uma oportunidade. 

Por isso, recrutadores têm a missão de acompanhar com detalhe cada etapa deste funil de contratação, além especificar ao máximo todas as informações na descrição de uma vaga afirmativa. ̈Intencionalidade ̈ é a palavra que Lucas traz para a conversa.¨Se o processo de recrutamento não for claro, a mensagem não vai chegar em todos os grupos¨, conta o gerente de atração. 

E a cereja do bolo: ter sensibilidade para para saber tirar o melhor de cada candidato. ¨Talvez a pessoa não tenha tudo, mas (durante a entrevista) precisamos encontrar a vontade dela e saber extrair histórias que mostrem seu potencial¨, diz Cristina, do Itaú BBA. 

A diversidade é um tema que impacta na mudança de cultura dentro da sociedade e das empresas, por isso, não é um tema fácil. Ainda assim, os nossos convidados concordam que já não há um passo atrás. No webinar, eles afirmam que a equidade pode levar tempo para estar equilibrada no ambiente de trabalho, mas este valor não deixará de estar presente. ¨Não podemos desistir¨, completa a especialista da Endeavor, Carolina. 

Se você perdeu o webinar, não tem problema! Acesse o link e assista todo o conteúdo. 

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ