Upskilling: como atender às novas demandas do mercado

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Upskilling: como atender às novas demandas do mercado

Upskilling: como atender às novas demandas do mercado

Saiba como colaboradores e empresas podem colocar em prática este processo de aprimoramento

Por Tatiane Seoane

Data: 25/08/2022

Dentro de todo o novo cenário que a situação pandêmica trouxe para as nossas vidas, estão as transformações no mercado profissional. Se por um lado aumentaram as ofertas de trabalhos 100% remotos, cresceram também as possibilidades de formações on-line que oferecem requalificação e aprimoramento. Elas vão desde graduação a cursos rápidos que permitem ao profissional continuar estudando, mesmo enquanto trabalha.  

Como já contamos aqui, o upskilling refere-se ao aperfeiçoamento de habilidades para melhorar o desempenho e as possibilidades da carreira atual. Isso acontece porque os postos de trabalho estão evoluindo com rapidez e exigem dos colaboradores novas habilidades para desempenharem suas funções. Então, o upskilling permite que os profissionais se atualizem e, ao mesmo tempo, melhorem suas expectativas salariais. 

Por outro lado, o upskilling permite que as empresas aumentem a produtividade, por meio de mais capacitação aos seus colaboradores. Além disso, um programa de upskilling ajuda as empresas a manterem seus talentos atualizados com as habilidades em alta no mercado. Isto evita o desafio de recrutar talentos para preencher lacunas de qualificação, reduzindo tempo e gasto com novas contratações, por exemplo. 

O upskilling na prática para colaboradores

Para aplicar o upskilling, é preciso entender como o seu setor está mudando e quais habilidades estão em demanda. Enquanto estiver em sua função atual, pesquise as tendências para conhecer o que estão dizendo sobre o seu setor. Uma boa maneira de fazer isso é se atualizando em publicações de referência e analisando descrições de cargos equivalentes ao seu.

O desenvolvimento de competências profissionais deve ser constante, mas também é importante investir no aprendizado das habilidades socioemocionais. Por isso, busque aprender tanto as hard como as soft skills. Habilidades como liderança, criatividade e comunicação são altamente valorizadas pelos empregadores e vão te ajudar a se relacionar melhor no trabalho e na vida pessoal. 

O processo de upskilling é amplamente coberto através de cursos on-line de curta duração, participação em conferências virtuais, eventos de networking e workshops ministrados por especialistas do setor e líderes empresariais com anos de experiência. 

Ao aprimorar as habilidades identificadas e criar um plano de aprimoramento, você garante sua competitividade no mercado de trabalho e progride na carreira. Portanto, fale com seu gestor para saber quais oportunidades de aprendizado contínuo a sua empresa oferece e quais são as diferentes maneiras que ele pode apoiar o seu desenvolvimento. 

Plano de upskilling nas empresas

As empresas devem estabelecer estratégias e planos de upskilling estruturados para seus colaboradores. O primeiro passo é implementar um processo de mapeamento individualizado das habilidades que os profissionais carecem. Isso garante que a formação oferecida aos colaboradores seja a adequada. 

Neste processo, também deve-se considerar as tendências tanto dentro da organização como no mercado em geral para garantir efeitos em curto e médio prazo. A partir disso, a empresa deve incentivar que os colaboradores criem seu próprio programa de upskilling, convergindo as habilidades que a empresa necessita com aquelas que cada colaborador deseja melhorar e aprender. 

Idealmente, o método de upskilling não deve gerar uma sobrecarga no dia a dia do colaborador. Desta forma, uma boa estratégia é permitir que parte dos programas de upskilling estejam integrados dentro do fluxo de trabalho. Criar metas de participação em eventos e separar um dia e horário para os estudos são ações que podem ter um impacto positivo na criação de uma cultura de aprendizagem nas empresas. 

A qualificação beneficia mais do que os colaboradores que adquirem habilidades e conhecimentos valiosos. Ao fornecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento adequadas, as organizações permitem que os colaboradores se mantenham à frente do mercado e gerem valor para a empresa de volta. Ações como um programa de upskilling também podem aumentar a atração e retenção de funcionários, melhorar a percepção da marca e criar uma cultura organizacional forte. 

Se você quer saber como desenvolver estratégias de upskilling para a sua empresa, a Education Journey pode te ajudar. Entre em contato com a gente! 

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ