Plano de Desenvolvimento Individual: saiba como fazer

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Plano de Desenvolvimento Individual: saiba como fazer

Plano de Desenvolvimento Individual: saiba como fazer

O PDI alinha os objetivos da organização com as aspirações profissionais de um colaborador para promover crescimento de carreira e resultados para empresa

Por Education Journey
Data: 25/10/2022

O talento humano é o capital mais importante para as organizações porque o sucesso e a satisfação de um colaborador afetam diretamente nos resultados e no crescimento de uma empresa. Por isso, é fundamental investir na preparação e desenvolvimento dos profissionais. E é por meio do aprendizado contínuo no trabalho que é possível melhorar o desempenho e gerar impacto.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser o ponto de partida para o aprimoramento estratégico dos colaboradores de uma empresa, já que ele avalia o desempenho, identifica lacunas nas habilidades e competências e garante um patamar para acompanhamento futuro.

O PDI é o momento em que o gestor junto ao seu liderado avaliam o trabalho e as tarefas executadas em um determinado período e traçam metas para aquele profissional evoluir e atingir os resultados do próximo ciclo de desempenho. A partir daí, eles identificam quais habilidades e competências devem ser desenvolvidas para torná-lo apto a atingir os resultados e assumir novas funções ou responsabilidades dentro da empresa. 

Vantagens de um PDI em funcionamento

Certamente, o PDI funciona como uma ferramenta fundamental tanto para o crescimento de um profissional quanto do time, uma vez que demonstra o compromisso mútuo entre a empresa e o funcionário. Um programa de PDI bem estruturado traz vantagem para diferentes stakeholders.

Para o RH e gestores:

  • Aumenta a atração e retenção de talentos. 
  • Auxilia o acompanhamento de progresso de colaboradores.
  • Viabiliza a criação de programas mais estruturados de aprendizagem contínua para a organização. 
  • Transforma a empresa em um ambiente de melhor qualidade para trabalhar.

Para as empresas:

  • Aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho.
  • Facilita na identificação de lacunas de habilidades e competências dos funcionários. 
  • Fornece informações sobre perfil de colaboradores.
  • Aumenta a lucratividade da empresa.

Para os colaboradores:

  • Promove a confiança e o desenvolvimento profissional.
  • Aumenta o nível de satisfação no trabalho.
  • Ajuda a atingir objetivos individuais. 
  • Auxilia na promoção para cargos de maior responsabilidade.

Como implementar um PDI? 

O Plano de Desenvolvimento Individual pode ser feito internamente ou através de softwares de RH ou de diferentes ferramentas de gestão e de avaliação de desempenho existentes no mercado como por exemplo Mereo, Qulture.Rocks e Sólides. 

O importante é que o PDI contemple as aspirações pessoais e profissionais do colaborador, os interesses da organização e o desenvolvimento tanto para necessidades imediatas, quanto para responsabilidades e desafios futuros. Para isso, algumas etapas são importantes para alcançar o resultados esperado:

> Passo 1: Definir os objetivos de carreira

Trace os objetivos pretendidos, levando em consideração tanto os objetivos organizacionais quanto os pessoais do colaborador em questão. Pergunte ao colaborador e faça uma lista com três ou quatro expectativas dele dentro da empresa que atendam as expectativas da organização.

> Passo 2: Identificar as habilidades e conhecimentos necessários

Liste de três a quatro habilidades e competências necessárias para cumprir os objetivos de carreira do colaborador.

> Passo 3: Determinar metas de desenvolvimento profissional

Gere um plano detalhado para o desenvolvimento individual do colaborador: ou seja, o que ele pode aprender em sua posição atual para desenvolver as habilidades listadas e ser ainda mais produtivo? Como ele pode alcançar determinada promoção?

> Passo 4: Definir prazos

Estabeleça uma data para que as ações sejam cumpridas e revisadas. Isso vai depender do objetivo individual de cada colaborador e da empresa. 

> Passo 5: Acompanhar o desenvolvimento

Mantenha um registro do progresso do colaborador para coletar evidências das conquistas e do que ainda falta completar.

> Passo 6: Criar instrumentos de avaliação e de feedback

Elabore um relatório final para cada um dos colaboradores envolvidos no plano descrevendo a avaliação por habilidades, atitudes, conhecimentos adquiridos e realizações. Esta avaliação considera se o programa é eficiente e se está funcionando.

> Passo 7: Resultados da avaliação

Estabeleça o desenho de um novo Plano de Desenvolvimento Individual com novas metas ou defasagens da primeira versão do plano para o ciclo seguinte.

Ferramenta de estudos 

O Plano de Desenvolvimento Individual deve ser visto em ação diariamente através de um plano de estudos. Com conteúdos de aprendizagem bem definidos e atrelados às necessidades e objetivos estabelecidos no PDI, os gestores garantem aos colaboradores orientação e direcionamento para o desenvolvimento. 

Com plataformas como a Education Journey, as empresas e gestores podem integrar o Plano de Desenvolvimento Individual de seus colaboradores a um plano de estudos com trilhas personalizadas. A partir das habilidades e competências identificadas no PDI, a Education Journey faz a curadoria, organiza e  os melhores conteúdos disponíveis no mercado para que os colaboradores desenvolvam todas as habilidades traçadas no PDI.

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time aqui

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ