Câncer de mama, cuidado o ano inteiro
O Outubro Rosa é o mês dedicado a conscientização do câncer de mama; empresas, porém, devem ter estratégia que tratam do tema durante todo o ano
Por Tatiane Seoane
Data: 28/10/2022
Desde os anos 90, nos Estados Unidos, e do início dos anos 2000, no Brasil, o mês de outubro é também conhecido como Outubro Rosa – o mês de conscientização do câncer de mama. Neste período, diversas empresas aplicam iniciativas para dar mais visibilidade e conscientização sobre o tema.
A doença é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e a sua mortalidade cresce progressivamente a partir dos 40 anos, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). No ano passado, foram estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, no Brasil.
Estes dados mostram que mesmo que outros assuntos como saúde mental, flexibilidade no trabalho ou sustentabilidade estejam em destaque depois da crise pandêmica, o câncer de mama não deve sair de foco.
Além disso, de acordo com dados da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), há um aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres com menos de 35 anos. Hoje, cerca de 5% dos casos diagnosticados estão nesta faixa etária, que historicamente não passava de 2% dos casos.
Aspectos associados ao estilo de vida estão presentes nos fatores de risco: menos filhos, gestação mais tardia e alimentação inadequada, podem estar influenciando o aparecimento de tumores na mama em mulheres mais jovens, segundo a SBM.
A responsabilidade para a conscientização
No ambiente de trabalho, as estatísticas apresentam também o fator de disrupção de carreira para as mulheres mais jovens diagnosticadas e aumenta, assim, a responsabilidade da área de recursos humanos se posicionar.
As iniciativas da área devem ir além dos dias que percorrem o mês de outubro. Tratam-se de ações ativas todo o ano para incentivar as colaboradoras um estilo de vida mais saudável, à conscientização e ao incentivo para realização de exames específicos para o diagnóstico da doença.
Então, mesmo que o mês de outubro esteja acabando, confira uma série de iniciativas que podem ser implementadas nas empresas em qualquer época do ano:
> Distribuição de materiais informativos – um recurso clássico para dar uma visão ampla sobre o assunto, distribuindo informações como estatísticas da doença e relatos de histórias reais.
> Campanhas de doação – incentivar os colaboradores a doar para instituições e campanhas de câncer de mama é uma forma de gerar o sentimento de participação entre todos.
> Incentivo à prática de exercícios físicos – é importante ressaltar que manter-se fisicamente ativo possui inúmeros benefícios para a saúde. Isso pode ser viabilizado por meio de recursos como oferta de ginástica ocupacional ou acessos a benefícios ou descontos em academias.
> Palestras motivacionais – palestras e eventos com pessoas que enfrentam o câncer de mama, ou com especialistas da área da saúde são uma forma de difundir mais conhecimento e chamar a atenção para o assunto.
> Trabalho voluntário – divulgar organizações do movimento e incentivar os funcionários a se voluntariar é uma forma generosa de aumentar a conscientização.
> Atenção à saúde – promover comunicação específica sobre cuidados com a saúde, como formas de prevenção do câncer de mama e incentivos à realização de exames para o diagnóstico.
Além dessas medidas, é fundamental pensar em projetos e programas voltados especificamente para portadores da doença. Como por exemplo a assistência para um apoio psicológico, considerando que toda a situação e o tratamento posterior são física e mentalmente desgastantes.
Importância do incentivo à prevenção da doença
Cerca de uma em cada 12 mulheres desenvolverá câncer de mama em sua vida. Porém, países que tiveram sucesso em seus esforços para diminuir a mortalidade por câncer de mama já alcançaram uma redução anual de 2% a 4% no número de casos, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
A instituição alega que se a mortalidade anual global fosse reduzida em 2,5%, entre 2020 e 2040, 2,5 milhões de mortes por câncer de mama seriam evitadas.
Por isso, quando uma empresa promove a conscientização para seus colaboradores, ela promove a visibilidade sobre a doença. Falar sobre o câncer de mama e, sobretudo, as medidas de prevenção ajuda a aumentar um número muito importante para a detecção precoce da doença: o de mulheres que realizam a mamografia.