Empreendedorismo feminino é mais que criar um negócio
Por Tatiane Seoane
Data: 19/11/2022
É difícil falar de empreender sem falar de inspiração e motivação. Estes dois motores estão entrelaçados com o propósito do empreendedorismo. E não é apenas a ideia que conta na hora de empreender, mas também quem as realiza. Pessoas que empreendem inspiram tanto quanto seus negócios.
Quando falam sobre empreender, Iona Szkurnik e Marcela Quintella têm uma história em comum: a Education Journey. Ao fundar a startup, as duas se lançaram como protagonistas na jornada do empreendedorismo.
Em 2020, Iona foi levada pelos questionamentos que a pandemia trazia para tanta gente no planeta: o que estamos fazendo com o nosso tempo? Ela deixou o trabalho que tinha e foi atrás de uma ideia. Sem medo, Iona não duvidou e seguiu em frente.
A Education Journey nasceu da mudança de mentalidade que vinha de mãos dadas com a transformação que a pandemia trouxe para tantas esferas das nossas vidas. E que, finalmente, diminuiu o preconceito com o ensino online.
Durante este processo, que não demorou muito para sair do papel, Iona conta que se sentiu sozinha, mas foi exatamente este o combustível para não parar. ¨Estar sozinha foi o que mais me empoderou¨, diz.
Depois de anos colocando em primeiro lugar a maternidade e a vida ao lado do seu companheiro, se lançar como empreendedora foi um processo de transformação também pessoal. Ou, em suas palavras: ¨foi uma autorização interna¨.
Iona já escutava de pessoas próximas que seu perfil de liderança e a bagagem profissional que carregava eram os dois principais ingredientes para o sucesso no empreendedorismo. Mas para a CEO da Education Journey, o empurrão foi o seu otimismo.
¨Não sou a pessoa que pensa no que vai dar errado. O medo não chega em mim¨.
Uma soma de sonhos
Para Marcela, o encontro com Iona foi uma soma de sonhos, e juntas elas embarcaram na realização da Education Journey.
Marcela conta que perceber que as mulheres empreendedoras têm, cada vez mais, saído das caixinhas é fortalecedor. Empreender, para ela, é uma montanha russa de emoções, porém escutar histórias e se conectar com outras mulheres aumenta a coragem.
¨Resiliência e saber controlar a ansiedade é que me fez seguir adiante.¨
Coragem, inclusive, é o que Marcela também tem visto crescer no empreendedorismo no Brasil. ¨As mulheres estão assumindo mais os riscos¨. Afinal, empreender para as mulheres é saber equilibrar a vida profissional com a pessoal num peso muito maior que para os homens.
Mas se por um lado é preciso ousadia, por outro vem o compromisso. Marcela assume que gerir uma equipe demanda além de muita responsabilidade, tempo e confiança. Isso porque, para gerir pessoas é preciso investir nos relacionamentos. Aliás, o que também se aplica quando é o usuário que está do outro lado da telinha. ¨Resolver o problema de uma pessoa não tem preço¨.
Otimismo, resiliência, coragem, calma e satisfação com as pequenas e grandes vitórias são a fórmula perfeita para empreender. Além, claro, de uma ideia inovadora que traz benefícios para a vida das pessoas. E, em comum entre Iona e Marcela, se adiciona a alegria de criar uma equipe e de ver ela crescendo junto ao negócio.