Por Marcela Quintella, Co-Founder & COO da Education Journey
Liderança colaborativa é algo que vem se destacando nos últimos anos. Quando pensamos em líderes, nunca pensamos em estar a serviço dos outros. Na verdade, a primeira ideia que vem na nossa cabeça é aquela pessoa que dirige, delega, orienta e cujas instruções devem ser seguidas. Mas será que a liderança colaborativa não é nada mais do que um paradoxo?
Esse conceito já existe há um bom tempo e está ganhando cada vez mais espaço. Hoje vivemos na era da empatia, em que soft skill aliada a um grande know-how é o que define as pessoas inspiradoras. Com isso, a liderança colaborativa ou a liderança a serviço do colaborador está ganhando cada vez mais destaque.
Mas bom, primeiro o que é liderança colaborativa? É o processo de humanização das empresas e isto somente ocorrerá quando as lideranças estiverem à disposição dos funcionários e serem colaborativas. Esses líderes são definidos como aqueles que colocam ênfase principal em seus comportamentos de servir e estar à disposição dos outros. Esse profissional criará uma relação de confiança com o time e apoiará o desenvolvimento profissional, com o objetivo de ajudar o time a atingir seus objetivos.
Aqui na Education Journey levantamos essa bandeira, nascemos como uma empresa humanizada e valorizamos o Win Together e a autonomia. Depois de estudar e praticar o tema, resolvi escrever um pouco sobre os meus aprendizados sobre o que precisamos para sermos líderes colaborativos:
- Confiança: é importante a confiança mútua entre você e seu time. Para isso, você precisa ser coerente com a sua fala e transparente com os acontecimentos.
- Desenvolvimento e crescimento: é super importante você pensar no desenvolvimento do time, nas habilidades e experiências que ele precisa adquirir. Na Education Journey fazemos isso usando a nossa própria ferramenta para o desenvolvimento do time. Além disso, você precisa criar novos desafios para que o time mantenha-se sempre motivado para o próximo passo.
- Colaboradores em primeiro lugar: o sucesso do seu colaborador é mais importante que o seu! Escolhas difíceis que beneficiarão seu time são mais importantes daquelas que irão te beneficiar. O sucesso do seu time é sempre o seu sucesso!
- Ética: deixe claro os princípios éticos da sua empresa e aqueles que você defende.
- Autonomia: você precisa dar liberdade para que o time tenha autonomia, porém, também, estar à disposição quando seus colaboradores precisarem de você para alguma tomada de decisão. Mostre que eles são peça fundamental para o time e para a empresa.
Os líderes colaborativos ajudam seus funcionários a atingirem todo o seu potencial, o que mostra que eles podem fazer a diferença. Eles também fortalecem as habilidades dos colaboradores e os envolvem ativamente nos processos de tomada de decisão. Isso potencializa seu senso de competência e autonomia. Em outras palavras, quando os líderes se envolvem em comportamentos de liderança colaborativa, o senso de empoderamento da equipe cresce consideravelmente.
A liderança colaborativa é win to win, tanto para você quanto para os seus colaboradores. Porém requer coragem e pensar fora da caixa. Ela implica deixar de lado a velha teoria de que os líderes devem “dar as cartas”. Só digo uma coisa, vale super a pena e você pode se surpreender com os resultados!