XP lança universidade gratuita para profissionais de tecnologia

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

XP lança universidade gratuita para profissionais de tecnologia

CEO da XP Educação, Paulo de Tarso, conta no Education Journey podcast que o projeto tem o objetivo de revolucionar o sistema de formação de profissional com uma educação baseada em problemas reais 

Um dos grandes desafios do momento para as empresas são as renúncias e a escassez de talentos em alguns setores, especialmente na área de tecnologia da informação. Esta realidade tem demandado medidas mais criativas das organizações para suprir as necessidades do mercado e captar profissionais qualificados. Um exemplo é a empresa se envolver na formação de talentos. 

Foi assim que se difundiu nos Estados Unidos o programa chamado Employer University, ou Employer U. O programa consiste em parcerias entre empresas e universidades para formação de talentos. Ou seja, as empresas se envolvem cada vez mais na formação de seus talentos.

Aqui no Brasil, a XP se inspirou neste modelo e lançou a Faculdade XP, com cinco cursos de graduação na área de tecnologia totalmente gratuitos. Assim, a empresa se envolve diretamente na formação de talentos e tem acesso a uma base qualificada de futuros profissionais. 

A faculdade, que é totalmente remota, descentraliza a formação de profissionais de tecnologia que costumam ser predominantes nas regiões sul e sudeste do país. “Além disso, o trabalho remoto tem funcionado na retenção de colaboradores”, conta Paulo. “Temos que quebrar a barreira da geografia para atrair talentos digitais”, ressalta o CEO durante conversa no Education Journey podcast. 

Garantia de talentos 

A proposta educacional da Faculdade XP está baseada no modelo remoto, com aulas imersivas, ao vivo e gravadas e 100% orientadas à resolução de projetos. Diferentemente das universidades tradicionais, a ideia é conectar o ensino com a prática na formação dos alunos em suas áreas de atuação. Assim, os professores são profissionais atuantes no mercado e as aulas trabalham temas em cima de problemas reais para o desenvolvimento de habilidades de forma prática.

Paulo conta que este projeto é um grande passo na revolução na formação profissional no Brasil. O objetivo é que os alunos saiam prontos para o mercado de trabalho. Com a faculdade, a XP quer começar o engajamento com o profissional de TI desde o começo da sua formação. ¨Esse será o grande diferencial¨, reforça o CEO. A companhia tem a intenção de contratar ao menos 50% dos alunos, começando por programas de estágio. Serão 800 vagas anuais, sendo 400 por semestre. 

Além da graduação, a XP Educação também oferece cursos de MBA, pós-graduação e educação continuada, porém, o benefício da gratuidade é direcionado apenas para os graduandos.   Quer saber mais sobre os projetos da XP Educação. Clique aqui e ouça a entrevista completa!

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ