Aprendizado baseado em projetos no ensino remoto

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aprendizado baseado em projetos no ensino remoto

Publicado por Luisa Pereira
Data: 27/11/2020

Em Aprendizado Baseado em Projetos: Uma metodologia preparando os alunos para as demandas do século XXI apresentamos como o Aprendizado Baseado em Projetos pode trazer inúmeros benefícios ao ser implementado na sala de aula. Antes mesmo da pandemia, professores e educadores discutiam a dificuldade de captar o interesse dos alunos, mas agora, no ambiente virtual, o desafio aumenta. Com as escolas fechando devido ao COVID-19, o ABP surge como uma alternativa para manter os alunos engajados no conteúdo mesmo durante as aulas a distância.

Além de gerar uma segurança para o aluno com o cronograma, etapas e finalidades bem definidas, o ABP pode despertar a curiosidade dos estudantes ao incentivar investigação, trabalho coletivo, e a criação de um produto final, como um blog post ou um artefato, por exemplo. Como a proposta do Aprendizado Baseado em Projetos é enfatizar a pesquisa independente dos alunos, colaboração como time, e resoluções de problemas de forma autônoma. Ainda mais importante durante a pandemia, o ABP estimula o trabalho em grupo, o que promove a interação entre os alunos e diminui a sensação de isolamento que muitos estão sentindo.

Mas como trazer o ABP para o ensino a distância? Para começar, os projetos podem ser conduzidos pelo Zoom, e-mail, Google Meet, ou até por mensagem de texto se o aluno tiver acesso à internet. Mesmo sem esse acesso, alunos ainda podem participar de ABP em casa. O importante é que o professor mantenha claridade sobre o que é esperado dos alunos no final do projeto e crie estratégias para mediar o trabalho coletivo. Uma ideia é envolver a família durante o processo, incluindo pais e irmão na formulação de hipóteses para o trabalho ou até desenvolver etapas onde alunos possam realizar entrevistas por telefone com os avós ou outros familiares.

O projeto a ser desenvolvido pode nascer tanto da curiosidade do aluno quanto de uma questão proposta pelo professor. Algumas ideias de como trazer o ABP para a sala de aula incluem:

  1. Criação de um blog coletivo: Uma professora da universidade de Amherst, nos Estados Unidos, manteve um blog pela duração do curso onde alunos postaram toda semana. Esse projeto incentivou os alunos a serem criadores, e não só consumidores, do conteúdo digital e conectar o que estavam aprendendo com assuntos fora da sala de aula. A criação de um blog compartilhado por todos os alunos também facilita a participação dos estudantes independentemente se eles estiverem trabalhando de forma síncrona ou assíncrona.
  2. Criação de projetos com a comunidade: Projetos que focam em resolução de problemas em prol da comunidade podem aproximar os alunos de situações do cotidiano e dar um significado maior ao trabalho dos estudantes, assim ampliando a chance de engajamento
  3. Desenvolvimento de projetos conectados com o que alunos têm acesso em casa: Esses projetos podem variar de jardinagem para aprender biologia a criação de um livro coletivo de receitas de família.
  4. Aproveitamento de atividades oferecidas pelas bibliotecas públicas: Durante a pandemia algumas bibliotecas públicas estão oferecendo recursos e atividades virtuais para engajar a comunidade. Alunos também podem usar esses recursos para aprofundar suas pesquisas para resoluções de atividades.
  5. Inspiração de ABP já realizados: O PBLWorks Projet Library é uma fonte excelente para professores se inspirarem em ABP prontos. O site apresenta opções de matérias e níveis de dificuldade variados.

Apesar das dificuldades que o COVID-19 trouxe para a educação, o ensino a distância resultante da pandemia criou um espaço para instruções não tradicionais entrarem na sala de aula. A inovação do currículo que muitos já ansiavam tem espaço para crescer, uma vez que as aulas expositivas se mostram ineficazes no ambiente virtual. O aprendizado baseado em projetos não só incentiva os alunos a utilizarem os recursos e informações disponíveis de forma criativa, mas também desenvolve as competências e habilidades socioemocionais definidas pela BNCC. Mais importante, o ABP pode ser a solução para manter os estudantes interessados no conteúdo durante o ensino a distância e, possivelmente, para além disso.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ