Carlos Souza: formando profissionais para o futuro

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Carlos Souza: formando profissionais para o futuro

À frente do ITuring, empreendedor fala sobre a escassez de talentos de tecnologia e sobre como pretende formar 1 milhão de pessoas para atuar no setor em dez anos

Por Education Journey
Data: 15/12/2021

Se nos Estados Unidos um de cada 13 trabalhadores atua no setor de tecnologia, no Brasil essa proporção é de um para cada 57. Para o fundador e CEO do ITuring, Carlos Souza, isso ilustra bem a necessidade que o país tem de formar profissionais qualificados na área se quiser aproveitar as oportunidades e fazer frente aos desafios dos tempos em que vivemos.

No episódio #015 do podcast da Education Journey, Carlos comenta à CEO da Education Journey, Iona Szkurnik, que o problema da escassez de mão de obra de TI foi agravado pela pandemia. Por um lado, a necessidade de confinamento levou a uma maior digitalização dos negócios, pressionando ainda mais a demanda por esses profissionais. Por outro, a popularização do trabalho remoto tornou mais comum a contratação de talentos brasileiros por empresas do exterior, dificultando ainda mais a situação dos empregadores brasileiros.

Citando dados do Fundo Monetário Internacional, o empreendedor fala que até 2030 serão necessários 85 milhões de novos profissionais de tecnologia mundialmente. O Brasil será uma das economias mais impactadas, com um gap de 18 milhões de trabalhadores.

Com o ITuring, Carlos espera poder dar sua contribuição a esse desafio. Lançada em 2021, a empresa planeja formar 1 milhão de profissionais do setor nos próximos dez anos. Para isso, já conta com dois nanodegrees na área e está em processo de credenciamento junto ao MEC para lançar cursos de graduação e pós-graduação em 2022.

Segundo Carlos, o objetivo é formar profissionais que realmente dominem as habilidades mais demandadas pelo mercado. Ele comenta com orgulho sobre a co-construção dos cursos oferecidos pela plataforma com grandes empresas do Brasil e do mundo, como Amazon, Microsoft, Cisco, Loft e Refactory. 

Além dessas parcerias, que ajudam a moldar o currículo dos cursos de acordo com o que as empresas de fato buscam, Carlos cita ainda outros dois diferenciais da escola: a metodologia de aprendizagem baseada em projetos e o atendimento em tempo integral aos alunos.

Para atingir os objetivos ambiciosos da empresa, conta ainda com muitos aprendizados pessoais. Antes de fundar o ITuring, ele já havia fundado a Veduca e comandado as operações da Udacity no Brasil – duas experiências que o fizeram conhecer muito do mercado.

Quer saber mais sobre a trajetória do Carlos Souza e o funcionamento do ITuring? Ouça agora mesmo o episódio #015 do podcast da Education Journey!

Sobre o ITuring

O Instituto de Tecnologia ITuring é um instituto de educação on-line que tem como objetivo preparar os alunos para atuar no setor de tecnologia. Os dois primeiros cursos, que têm cerca de seis meses de duração, foram lançados em 2021: um deles de análise de dados para negócios, e o outro, de engenharia de software. Em 2022, a empresa pretende lançar cursos de graduação e pós-graduação em tecnologia. Todos os cursos são desenvolvidos em conjunto com grandes players do mercado de trabalho.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ