Como a tecnologia e a Inteligência Artificial impactam a educação corporativa?

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como a tecnologia e a Inteligência Artificial impactam a educação corporativa?

Falar sobre o quanto a tecnologia impacta nossas vidas é chover no molhado. Os brasileiros passam, em média, mais de 5 horas por dia com o celular em mãos, o que reforça a ideia do quanto temos nos tornado dependentes das máquinas. Somados, os brasileiros passaram 193,3 bilhões de horas no celular em 2021.

Esse avanço influencia todos os setores, seja na indústria, comércio, financeiro e até mesmo nos esportes. Tamanha evolução exigirá que metade da força de trabalho global seja requalificada até 2030, segundo o estudo “The Future of Jobs Report 2020” realizado pelo Fórum Econômico Mundial. Assim, todos os profissionais que desejam ter sucesso em suas carreiras precisam estar em constante processo de aprendizado e as empresas ganham um papel de relevância para apoiar e impulsionar esse crescimento através da educação corporativa. 

Neste cenário, até mesmo o aprendizado é diretamente impactado pelo avanço tecnológico. Atualmente, a tecnologia influencia diretamente a maneira como aprendemos e não seria diferente na educação de adultos. 

Leia mais: Como a educação corporativa auxilia na retenção de talentos?

Portanto, a necessidade de desenvolver novas competências nos colaboradores combinada a uma nova forma de aprender pode gerar um processo extremamente trabalhoso e custoso para as empresas desenvolverem seus colaboradores de forma eficaz. Equipes de RH e de Treinamento e Desenvolvimento empregam horas para fazer a busca, o gerenciamento e o engajamento de programas de aprendizagem.

Então como trazer mais eficiência, assertividade e escala para a educação corporativa? A resposta está na tecnologia! 

Veja como a tecnologia pode ser uma aliada da educação corporativa:

Aprendizagem individualizada

Uma das dificuldades dos gestores ao montar programas de desenvolvimento para os colaboradores é trazer bons conteúdos que estejam conectados com a jornada da empresa e, ao mesmo tempo, se enquadrem com o perfil e desafios de aprendizagem de cada colaborador.

Nesse sentido, plataformas como a Education Journey podem ser aliadas muito importantes. Com uso de Inteligência Artificial (IA), a plataforma consegue construir trilhas de aprendizagem de alta precisão conectadas aos gaps de habilidades de cada colaborador. A criação dessas trilhas ainda é individualizada, o que permite que os colaboradores escolham o seu formato de conteúdo preferido, seja vídeo, áudio ou artigo, por exemplo, para ter uma melhor experiência de aprendizado.

Outro ponto no qual a IA auxilia é que a montagem dessas trilhas é feita em poucos segundos, ou seja, é um trabalho 100% escalável e que pode atingir toda a força de trabalho das empresas. 

Acessível e flexível

O avanço da tecnologia permitiu que as pessoas que desejam desenvolver novas competências estudem e aprendam o que realmente importa, na hora que importa.

Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil recomendar os conteúdos que os colaboradores precisam para desenvolver habilidades no formato que gostam, na hora que conseguem acessar. 

Você é daquelas pessoas que aprendem mais assistindo a vídeos? Ou prefere a leitura de artigos e e-books? Quem sabe até mesmo um podcast? Com a IA é possível recomendar o conteúdo de forma assertiva e rápida, o que torna o aprendizado mais engajador e efetivo.

Ou seja, a tecnologia é uma ferramenta que democratiza o aprendizado e ajuda as pessoas a alavancarem as carreiras. Com ajuda de AI, é possível contar com um sistema de recomendação dinâmico e instantâneo e que seria impossível ser reproduzido de forma manual.

Análise de dados do aprendizado

A análise de dados é extremamente importante para a educação corporativa, pois permite que as empresas identifiquem as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores de forma mais precisa e objetiva. Com a análise de dados, é possível avaliar o desempenho dos colaboradores em diferentes áreas e identificar lacunas de habilidades e conhecimentos que precisam ser preenchidos.

A IA tem um impacto muito importante nessa análise, já que ela é capaz de processar informações de maneira extremamente veloz, evitar erros e detectar padrões com precisão. Com isso, é possível compreender quais tipos de treinamentos são mais eficazes para os seus colaboradores, quais formatos funcionam melhor e em que momento é mais apropriado oferecer treinamentos específicos.

Com essas informações em mãos, a empresa pode adaptar seus programas de treinamento e desenvolvimento atendendo às necessidades específicas de cada colaborador e da organização como um todo. 

Quer saber como a Education Journey utiliza Inteligência Artificial para criar trilhas de alta precisão que trazem uma experiência de aprendizagem individualizada para melhorar a performance dos times de sua empresa? Fale conosco.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ