Diagnóstico correto é o primeiro passo para tratar da saúde mental
Terapia online possibilita tratamento adequado para pacientes em todo o país
Por Tatiane Seoane
Data: 19/01/2023
Nos últimos anos, o burnout vem rompendo o tabu no mundo quando falamos em saúde mental no ambiente de trabalho. Contudo, a síndrome pode, muitas vezes, ser mal diagnosticada. A ansiedade, o estresse e o cansaço físico podem ser confundidos como consequência do excesso de tarefas.
¨O burnout acaba dando credibilidade para a pessoa, porque passa a imagem de um profissional extremamente dedicado e envolvido com o seu trabalho¨, afirma Tatiana Pimenta, CEO da Vittude – startup que conecta pacientes e psicólogos.
Por isso, Tatiana alerta para a importância de fechar um diagnóstico com médicos especializados em saúde mental, já que muitas pessoas têm sido medicadas por sintomas de estresse e ansiedade por profissionais de outras áreas. ̈Há muita desinformação. A depressão frequentemente não é citada porque seu nome ainda é censurado¨, afirma.
Ainda assim, o assunto vem sendo debatido com mais frequência dentro das organizações desde a pandemia. Como consequência disso, existe uma crescente demanda por ações e benefícios corporativos voltados ao bem-estar dos colaboradores, relata a CEO da Vittude, que conta com grandes empresas brasileiras em seu portfólio de clientes.
Tanto que o Mental Health Summit 2023, idealizado pela Vittude, chega na sua 4ª edição nos próximos dias 26 e 27 de janeiro. Com o tema Saúde Mental e o Futuro do Trabalho, o maior evento de saúde mental para empresas do Brasil vai reunir psicólogos e profissionais da saúde com empreendedores, CEOs e gestores de RH para consolidar a discussão sobre a saúde mental e seus impactos no trabalho.
Terapia online
De acordo com dados do Datasus, 50% dos municípios do Brasil estão sem psicólogos e 55% do total destes profissionais estão concentrados no estado de São Paulo. Diante disso, a terapia online tem sido uma importante alternativa porque dá acesso ao processo psicoterapêutico em todo o país.
Para que a pessoa seja tratada corretamente, o primeiro passo é fazer a análise correta dos sintomas. “Estamos falando de ter o diagnóstico para saber se é estresse, burnout, transtorno bipolar, borderline ou depressão¨, diz Tatiana, que também afirma que na área da saúde, somente os psiquiatras estão preparados para diagnosticar estas doenças.
Depois do diagnóstico, a terapia tem um papel fundamental para criar ferramentas que ajudem o profissional a lidar com situações adversas. ¨É importante saber as causas da enfermidade para tocar nos pontos certos¨, completa.
Rotina balanceada
O principal desafio para uma vida equilibrada é se colocar como prioridade na agenda, respeitando os momentos para estar com a família, se exercitar, ler ou praticar um hobby. ̈Se furamos a rotina de cuidados físicos e pessoais, acabamos tendo uma proporção muito maior de tempo dedicado à vida profissional do que pessoal¨, diz Tatiana.
Segundo a CEO, em muitos casos, as empresas não são responsáveis pelos problemas psicológicos dos colaboradores. ̈Normalmente, a depressão tem causas genéticas ou bioquímicas. Ela também pode surgir por um organismo descompensado de vitaminas, falta de exposição ao sol, além de fatores relacionados ao excesso do uso da tecnologia e ao estresse da vida nas cidades grandes¨, afirma.