Educação bilíngue: abrindo
as portas para o mundo
Mais do que decifrar um código, o aprendizado de um idioma permite acessar novos conhecimentos e perspectivas, ampliando as possibilidades de atuação no mundo
Publicado por Education Journey
20/10/2021
A educação bilíngue é muito mais do que ensinar dois idiomas simultaneamente. Em última instância, trata-se de ampliar nossas possibilidades de atuação no mundo, já que o conhecimento de uma nova língua nos permite acessar informações, perspectivas e discursos que de outra maneira permaneceriam fora do nosso alcance.
“No mundo em que vivemos, se você tem acesso ao conhecimento e aos discursos múltiplos por meio de uma só língua, você é um sujeito que tem uma certa limitação”, diz a professora e pesquisadora da área de educação multilíngue Antonieta Megale no sexto episódio do podcast Jornada do Aprender, apresentado pela COO da Education Journey, Marcela Quintella.
Para ilustrar a afirmação, a professora cita que 95% de toda a produção científica atual está em inglês, assim como 70% de tudo o que circula na internet. Quem domina esse idioma, portanto, tem mais possibilidades de exercer plenamente sua cidadania, seja envolvendo-se com questões globais, seja olhando para problemas locais a partir de outras perspectivas.
Formada em Pedagogia e Comunicação Social, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada, Antonieta diz que, para uma educação linguística de qualidade, é fundamental ir além do simples aprendizado de palavras, frases e regras gramaticais. Ou seja, apenas decifrar o código não é suficiente — é preciso aprender também sobre o mundo.
Nesse sentido, a professora considera que a tecnologia pode ser uma grande aliada de uma educação bilíngue, ao permitir o acesso a múltiplos discursos, não apenas os hegemônicos. Para que isso aconteça, ela destaca a importância de professores bem formados, que ajudem os alunos a ter acesso a essa diversidade sem ficar presos a estereótipos.
Quer saber mais sobre a educação bilíngue? Ouça agora o podcast Jornada do Aprender com Antonieta Megale!
Sobre Antonieta Megale
Antonieta Megale é professora e pesquisadora na área de educação multilíngue. Formada em Pedagogia e Comunicação Social, fez também um mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e um doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Atualmente trabalha como coordenadora da área de extensão e do curso de pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, além de atuar como professora no Singularidades e na Unifesp.