Gamificação na educação corporativa: como implementar?

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Gamificação na educação corporativa: como implementar?

Gamificação na educação corporativa: como implementar?

Uma nova ferramenta que facilita o desafio de engajar colaboradores e os estimula a ter uma aprendizagem contínua

Por Rafael Villas Boas

A gamificação é uma técnica em alta no mundo da tecnologia e que também pode ser utilizada na educação corporativa. Ela influencia o desempenho individual e coletivo e pode impactar positivamente os resultados das organizações.

À primeira vista, o conceito pode parecer complexo, mas ele é bem simples. E se você já usou o aplicativo Duolingo ou fez compras em um site com sistema de pontos de desconto, você já usa a gamificação no seu dia a dia.

Game o quê?

A palavra gamificação vem do inglês gamification, mas com a substituição do sufixo “ation” para facilitar a pronúncia por aqui. 

O termo foi criado em 2002 por Nick Pelling, um programador britânico com 25 anos de experiência na indústria de games. Ele usou para se referir à “transposição da mecânica dos jogos ao mundo real”, e essa é a melhor definição do termo até hoje. O termo, no entanto, só se disseminou mesmo a partir de 2010. 

Gamificação nada mais é do que utilizar formatos bem sucedidos dos games para além do campo dos jogos. Usando a psicologia por trás dos games, como desafio e recompensa, a utilização dessa técnica é replicada em várias indústrias, incluindo a educação. O mercado de gamificação está projetado para atingir cerca de US$ 30 bilhões até 2025, segundo relatório do MarketsandMarkets.

Mudando o jogo

As formas de aprendizado tradicionais cedem cada vez mais espaço para metodologias inovadoras que incentivam a autonomia e a aprendizagem constante fora de uma sala de aula formal. Isso também vale para o cenário corporativo.

Muito mais do que reproduzir um jogo específico, a gamificação é um conjunto de táticas. Por ser uma estratégia multifuncional, dinâmica e personalizável, gera resultados com vários públicos.

Com a inclusão desse caráter lúdico, é possível aumentar o engajamento, motivação e transformar comportamentos para aprender de forma prazerosa. Na hora dos estudos tem alta aprovação: 83% dos funcionários se sentem mais motivados e produtivos quando elementos de gamificação são adicionados nos treinamentos corporativos, segundo pesquisa da TalentLMS.

Ou seja, a gamificação facilita o desafio de engajar colaboradores e os estimula a ter uma aprendizagem contínua.

Desafios e vantagens

Elementos comuns nos games, como competitividade ou cooperação, níveis e recompensas podem ser usados tanto de forma digital ou física no ambiente corporativo. E suas maiores vantagens são a facilidade de assimilação e alto nível de engajamento.  

Porém, a mesma competitividade que faz parte do sucesso do método, pode causar problemas se usada em excesso. Principalmente o sistema de rankings, que deve ser usado com moderação para não provocar o efeito contrário do esperado e desmotivar os mais baixos colocados.

Como implementar

A gamificação pode auxiliar em treinamentos, integrações, vendas, comunicação interna ou na realização de metas e objetivos específicos. 

Ela não é uma ação específica, mas uma ferramenta que se adapta conforme a cultura da organização, público alvo, e o objetivo proposto, o que a torna tão efetiva.

Algumas características principais na gamificação são:

  • Estrutura com regras claras e predefinidas.
  • Construção de uma narrativa interessante e consistente – Storytelling
  • Níveis de desenvolvimento e progressões de crescimento
  • Sistema de pontos 
  • Cooperação e estímulo da criação de relacionamentos 
  • Competição
  • Equipes 
  • Desafios que estimulem a criatividade
  • Feedback rápido de desempenho
  • Recompensas físicas ou virtuais 

Buscando sempre criar um ambiente positivo, podemos usar qualquer combinação das táticas propostas e adaptá-las, seguindo esses passos:

  1. Defina seu objetivo: qual seu propósito final com a gamificação, quais resultados almeja, e em quanto tempo?
  2. Estude o público: quem é o usuário, quais são os obstáculos e as demandas?
  3. Escolha as ferramentas: analise quais recursos se encaixam no objetivo e público definido, e quais plataformas e ferramentas podem ajudar na implementação dessa estratégia.
  4. Defina a recompensa: decida qual a melhor forma de estimular a participação da audiência. Haverá alguma recompensa física ou virtual?

Papel influenciador das empresas

A gamificação deve ser vista como parte de um processo maior e não uma atividade isolada. As organizações cumprem um papel importante em disseminar essa cultura e simultaneamente usufruir os seus efeitos.

O recurso pode ser um aliado importante na educação corporativa, já que abrange fatores imprescindíveis no processo de aprendizagem e participação ativa. A gamificação tem tudo para ser uma estratégia bem-sucedida na sua empresa.

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