Quando tudo muda o tempo todo, manter-se relevante no mercado de trabalho nem sempre é fácil. Os nanodegrees estão aí para te ajudar a fazer frente a esse desafio
Por Gabriel Visane
Uma pergunta que pode muito bem ocorrer a qualquer pessoa ultimamente é a seguinte: o que fazer quando o mundo está mudando rápido demais e não consigo reagir muito bem a essas transformações? A resposta a esse questionamento, pelo menos do ponto de vista profissional, pode passar pelos chamados microcertificados, mais conhecidos pelo termo em inglês nanodegrees.
Eles estão ganhando relevância no mercado por sua praticidade e por permitirem uma formação mais rápida e conectada com as demandas do século XXI. Com eles, é muito mais simples focar nos assuntos que realmente são importantes em cada momento de sua carreira.
Todos sabemos que responder às transformações do mercado de trabalho com velocidade é fundamental para nos mantermos relevantes profissionalmente. No entanto, com tantas mudanças em curso, planejar a longo prazo só não é um problema quando você pode corrigir a rota ao longo do processo.
Com os nanodegrees, isso fica muito mais fácil. Eles são cursos de formação profissional de curta duração, normalmente on-line e com foco em habilidades baseadas em tecnologia, que contribuem para a atualização de conteúdos e o desenvolvimento de conhecimentos práticos relevantes.
Cada vez mais, os nanodegrees se firmam como um complemento ou mesmo uma alternativa aos tradicionais cursos universitários, que costumam exigir um investimento bem maior de tempo e dinheiro e não respondem de forma tão imediata às transformações do mundo dos negócios. Assim, cada indivíduo pode traçar sua própria estratégia de desenvolvimento e tornar-se protagonista de sua própria evolução.
Isso é especialmente importante no contexto da Revolução 4.0, no qual se destacarão os profissionais capazes de tirar o melhor proveito das inúmeras oportunidades que os avanços tecnológicos abrem para as empresas. Dependendo da área de atuação, são vários os recursos que podem ser usados para trazer mais inovação (e resultados) aos negócios. Robótica, data science, criptografia, criptomoedas, NTFs, internet das coisas e realidade virtual e aumentada são apenas alguns desses exemplos.
Portanto, o tão falado profissional do futuro não está relacionado a um ano indeterminado que uma hora chegará. Esse profissional vai se moldando pouco a pouco, de acordo com a forma como lidamos com as transformações do novo mundo agora, no dia a dia, na rotina da empresa. E quem conhece melhor a rotina de uma empresa a não ser quem já está trabalhando nela?
Você, que atua no contexto da companhia, sabe quais são suas dores e seus pontos de melhoria. Nesse sentido, você já conta com uma vantagem estratégica, podendo oferecer soluções mais aprimoradas para o ambiente de trabalho. Assim, em vez de se assustar com as transformações no seu setor, prepare-se para adicionar novos conhecimentos e habilidades ao seu repertório e garanta sua relevância profissional no futuro dos negócios.
Novamente, os microcertificados somam um potencial competitivo nessa transformação, por garantir que cada passo na sua jornada de evolução profissional seja devidamente certificado, mostrando ao empregador seu interesse em se desenvolver e sua capacidade de aportar novas contribuições.
Se você é usuário da plataforma da Education Journey, já sabe que com ela você tem acesso às melhores soluções educacionais do mercado. Aproveite a oportunidade para investir em você de maneira ágil, estratégica e descomplicada — e acumule muitos nanodegrees pelo caminho! E, se você ainda não é usuário, converse com o RH de sua empresa. Peça para que incluam a Education Journey entre os benefícios aos empregados e aproveite nossos cursos nas áreas de tecnologia, gestão, idiomas e muito mais!