Personalização e curadoria de conteúdo são a chave em programas de desenvolvimento

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Personalização e curadoria de conteúdo são a chave em programas de desenvolvimento

Personalização e curadoria de conteúdo são a chave em programas de desenvolvimento

Convidados do Webinar Carreiras da Education Journey falam sobre as estratégias em treinamento e desenvolvimento

Por Tatiane Seoane

Data: 08/12/2022

O mercado de trabalho demanda novas habilidades dos profissionais em uma velocidade cada vez mais rápida. Hoje, os profissionais precisam lidar com o fato de que eles nunca vão parar de se desenvolver.

Além das demandas do próprio mercado de trabalho, são os próprios profissionais que querem seguir aprendendo, afirma Patrícia Cronemberger, People Business Partner da Ambev, durante o Webinar Carreiras da Education Journey. O encontro para falar sobre Estratégias de Alto Impacto em T&D,  contou também com a presença de Marcelo Chianello, CHRO da Adventures, e Rebeca Peppi, CHRO da BHub.

Segundo  Patrícia, para ter impacto é preciso apresentar uma boa estratégia de capacitação, falar de inovação, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades básicas e essenciais como comunicação, liderança e relacionamento interpessoal.

Na Adventures, Marcelo conta que os colaboradores são também encarados como empreendedores e, por isso, uma via de aprendizado que eles encorajam é que as pessoas criem seus próprios repertórios sem medo de errar. Assim, a empresa cria uma cultura de aprendizagem e de autonomia de desenvolvimento e com tolerância ao erro..

Para Rebeca da BHub, ao criar uma cultura de protagonismo de carreira é possível atrair e reter talentos que queiram engajar e crescer dentro da empresa e na profissão. ¨A gente atrela assim o investimento em conhecimento, aprendizado e desenvolvimento ao propósito das pessoas, aquilo que entendem como objetivo pessoal atrelado ao objetivo profissional¨, afirma.

Os desafios de prender a atenção dos colaboradores

A implementação de um programa de treinamentos eficiente ainda é um desafio e, para Marcelo, o engajamento dos colaboradores é o principal deles. ¨A atenção das pessoas vale ouro”, afirma. Ele conta que, diante de tanta informação e do impacto que elas causam nas pessoas, a área de treinamento e desenvolvimento precisa de personalização e uma boa curadoria de conteúdo que faça com que o colaborador aprenda de uma maneira rápida.

Na visão de Rebeca, implementar programas de treinamento e desenvolvimento demanda a compreensão das dores das diferentes áreas das empresas, além de parcerias com empresas especializadas que fornecem conteúdo e curadoria de qualidade.

Integração de tecnologias

O time do ZBS, comandado pela Patrícia, tem acesso à ferramenta da Education Journey para aumentar o impacto da aprendizagem na performance do dia a dia dos colaboradores. É a partir dos insights do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) elaborado pela Ambev que colaboradores recebem uma trilha individualizada.

A Education Journey integra o PDI de cada colaborador na plataforma e com a tecnologia proprietária entrega uma trilha de aprendizagem de alta precisão para que cada colaborador  trabalhe as habilidades e competências que eles precisam naquele momento para se desenvolver para o próximo ciclo de desempenho.

Patrícia conta que a principal vantagem de conectar o PDI a um programa de treinamento personalizado é poder mensurar os resultados . Por isso, uma curadoria de conteúdo personalizado aos desafios de cada profissional  é um método de ensino atraente e que faz o profissional se sentir engajado.

¨Além disso, o departamento de Recursos Humanos não deve ser o único responsável, é preciso envolver a liderança neste processo de desenvolvimento¨. Para isso, ela conta que os líderes são chamados para apontar o que estão precisando, falar sobre suas dores e dar feedback aos profissionais. Desta forma, o programa de desenvolvimento é criado por todos.

Participação da liderança

A liderança tem um papel fundamental no engajamento dos colaboradores nos programas de desenvolvimento. ¨É por meio da avaliação das competências que o líder pode dar feedback de qualidade¨, afirma Patrícia.

Na Adventures, por exemplo, os líderes têm acesso a ferramentas com a missão de viabilizar a participação ativa na aprendizagem das equipes. ¨O grande desafio é treinar os treinadores¨, diz Marcelo. Ele afirma que as lideranças sabem da importância do T&D, porém têm dificuldade de priorizar a aprendizagem em suas agendas.

Como afirma Rebeca, o mais importante é ouvir as pessoas e incentivar o protagonismo de cada um. Segundo ela, a aprendizagem desenvolvida dentro das empresas gera benefícios não somente para os resultados das empresas, mas também para a carreira dos profissionais. ¨Juntos aos bons, somos ainda melhores¨, disse ela durante o webinar.

Se você perdeu o evento, clique aqui e confira mais experiências e dicas que os profissionais compartilharam sobre como implementar uma cultura de aprendizagem na prática dentro das empresas.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ