Quatro livros que vão inspirar a sua aprendizagem

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Quatro livros que vão inspirar a sua aprendizagem

Quatro livros que vão inspirar a sua caminhada de aprendizagem

Títulos com personagens que viveram jornadas inspiradoras impulsionados pela leitura e pela educação

Por Gabriel Visane e Rafael Villas Boas

No dia 23 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Livro. Esse objeto tão simples e, ao mesmo tempo, transformador, consegue nos transportar para outros mundos, nos ensinar lições, contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional ou apenas ser um passatempo prazeroso. 

Apesar de suas vantagens, uma pesquisa Instituto Pró-Livro em 2019 estima que os brasileiros leem, em média, cinco livros por ano, sendo que a metade destes é lida apenas em parte. Esse retrato não tão otimista mostra que o hábito da leitura ainda pode melhorar. Mas muito mais importante que os números, porém, é o impacto da leitura na vida do leitor.

Pensando nisso, preparamos uma lista de quatro títulos com personagens que viveram jornadas inspiradoras impulsionados pela leitura e pela educação e que vão inspirar a sua caminhada de aprendizagem. Confere aqui!

A Menina da Montanha –  Tara Westover

“Tenho apenas sete anos, mas compreendo que esse fato mais do que qualquer outro, é o que torna minha família diferente: nós não vamos à escola.” 

Essa é uma das falas de Tara, autora do livro, que foi criada no campo, perto das montanhas. Seus únicos aprendizados eram seus afazeres domésticos e os dogmas impostos por seu pai. 

Aos 17 anos, Tara pisou pela primeira vez em uma sala de aula; contrariando toda sua família, e não parou mais. A menina da montanha deixou de lado a sua vida reclusa e suas possibilidades limitadas, para seguir em um caminho improvável que a levou para as mais conceituadas universidades do mundo, como a Universidade de Harvard e de Cambridge. 

Nesta autobiografia inspiradora, Tara fala sobre rompimento de laços familiares e a vontade de mudar a vida através da educação. O livro conta os desafios da autora na busca pela educação formal já adulta e a força que essa conquista representa, especialmente para mulheres. Ela nos oferece uma perspectiva de reconhecer a desigualdade entre uma vida com ou sem a presença da educação. Ilustrando a famosa frase: O conhecimento liberta!

O Menino que Descobriu o Vento – William Kamkwamba

Nessa história real, William Kamkwamba, um garoto do interior do Malauí, na África, vivia sem muitas perspectivas até descobrir uma pequena biblioteca e nela os livros de ciências. 

Com essa munição poderosa, sua determinação e esforço, William constrói um moinho de vento que auxilia toda a sua comunidade com eletricidade e água. Algo até então inacessível.

“Respondia às pessoas dizendo que o moinho existia nos livros e que, portanto, era um sonho possível”

William tinha apenas 14 anos na época. Hoje é um engenheiro ambiental e empreendedor social e a sua história com a educação virou livro, filme e continua a inspirar pessoas muito além da sua comunidade. 

Extraordinário – R. J. Palacio

Aqui conhecemos August Pullman, um garoto com deformidade facial prestes a embarcar  em sua primeira experiência escolar após ter sido educado em casa pelos pais.

Embora aborde vários temas como inclusão, bullying e dilemas familiares, o livro também oferece uma visão sobre problemas e oportunidades do ambiente escolar e de como é preciso muito mais do que conteúdo didático para a formação. 

A história nos traz de volta aquela sensação de ansiedade antes de um primeiro dia de aula e também de como é maravilhosa a emoção de aprender, e sentir que há um mundo inteiro de possibilidades a se descobrir. Apesar de ser um desafio, é importante manter esse espírito otimista e enxergar as oportunidades pela educação a qualquer idade. 

Além disso, Extraordinário fala sobre o quanto a aprendizagem coletiva é importante para transformar a sociedade e o mundo em que vivemos naquilo que desejamos. Apesar de ser considerado um livro infanto-juvenil, ainda assim é uma ótima leitura para adultos.

Eu Sou Malala – Como Uma Garota Defendeu o Direito À Educação e Mudou o Mundo – Malala Yousafzai

É provável que esse nome seja familiar para você. 

Depois de ter sido baleada por ser mulher e ousar frequentar uma escola no regime Talibã, Malala ganhou o mundo em 2012 e desde então se firmou como uma ativista na luta pelo direito à educação, principalmente de meninas. “Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo”, disse a jovem ativista. 

Malala ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014 em reconhecimento ao seu trabalho quando tinha apenas 17 anos. Fato que a coloca como a pessoa mais jovem a conseguir esse prêmio. 

O livro se aprofunda em sua história pessoal para além do rótulo de ‘A menina que sobreviveu”. É uma história contemporânea que fala sobre a descoberta pelo prazer de aprender, do regime Talibã, e de seus primeiros passos na trajetória como ativista e defensora da educação. 

É uma história que comove pelos atos bárbaros e violentos e que expõe que o acesso à educação ainda não é uma realidade universal e sem gênero, mas uma luta que precisa ser travada por todos: “Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas”, disse.

Notícias relacionadas

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Transforme sua organização com a mobilidade interna profissional

Como criar uma cultura de aprendizagem em organizações modernas

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Como avaliar o ROI em treinamentos corporativos?

Assine nossa news

E fique bem por dentro de todas as novidades da EJ