Cultivar uma mentalidade propícia ao aprendizado e ao autodesenvolvimento nem sempre é fácil, mas é possível chegar lá incorporando alguns hábitos à sua rotina
Por Marcela Quintella
Muito se fala na necessidade de cultivar uma mentalidade de crescimento para poder encarar os inúmeros desafios da vida contemporânea da melhor forma possível, aproveitando cada oportunidade para nossa evolução pessoal e profissional. No entanto, se você costuma operar numa mentalidade mais fixa, fazer essa transição pode parecer um tanto complicado.
Para começar a trazer o mindset de crescimento para seu dia a dia, separamos algumas dicas que você pode começar a implementar desde já:
- Entenda a ciência por trás do conceito
Às vezes, pode parecer que mindset é apenas mais uma palavra da moda, sem tanto embasamento científico. Mas o conceito foi desenvolvido ao longo de mais de 20 anos de pesquisas sobre os fatores psicológicos que geram sucesso no longo prazo. Os estudos foram liderados pela pesquisadora americana Carol Dweck, referência na área, que identificou dois tipos predominantes de mentalidade: o mindset fixo e o mindset de crescimento.
Em linhas gerais, a mentalidade de crescimento (growth mindset, no termo em inglês) pode ser resumida como a crença de que nossas qualidades e habilidades podem sempre ser cultivadas. Quando entendemos e assimilamos essa percepção, passamos a usar críticas e desafios como ponto de partida para o autodesenvolvimento. Um mindset de crescimento, portanto, admite que as dificuldades, os esforços e a persistência fazem parte de uma trajetória de sucesso.
Na vida profissional, aprender sobre esse conceito é importantíssimo, já que ele afeta a maneira como reagimos às diferentes situações que se apresentam no nosso dia a dia. Além disso, essa compreensão também pode ser útil na hora de recrutar e gerenciar equipes.
- Busque inspiração em histórias de superação
Na era das redes sociais, em que cada um decide expor a seus seguidores os melhores ângulos e momentos da vida, é compreensível que às vezes pensemos que somos os únicos a enfrentar dificuldades. Essa percepção pode minar nossa autoconfiança e prejudicar a adoção de um mindset de crescimento. Não caia nessa armadilha!
De tempos em tempos, busque inspiração em histórias que te ajudarão a lembrar que as adversidades são uma parte inerente da vida e que é possível usá-las como um trampolim para o autodesenvolvimento. Para isso, vale resgatar episódios de superação de nossa própria história pessoal ou mergulhar em filmes e livros (de negócios ou não) que nos lembrem da importância dos esforços e da persistência no dia a dia.
- Cerque-se de pessoas que já chegaram lá
Outra dica é manter trocas frequentes com pessoas que você identifica como tendo uma mentalidade de crescimento. Afinal, nosso círculo de convivência costuma exercer uma influência significativa sobre nosso modo de pensar e nossos hábitos. Não tenha vergonha de marcar uma reunião ou mesmo um almoço com aquele colega que parece sempre lidar bem com os desafios e as mudanças no ambiente de trabalho. Entender as estratégias que outros adotam quando se veem frente a dificuldades pode ser bastante útil para nos ajudar a desenvolver a própria resiliência.
- Incorpore o aprendizado à sua rotina
Para ganhar confiança na nossa capacidade de aprender e superar desafios, nada melhor do que fazer do aprendizado um hábito. Estabeleça metas, organize sua rotina e conte com a Education Journey para ter acesso fácil e rápido aos melhores cursos do mercado. Tenha em mente também que você sempre terá o que aprender de novas situações. Depois de superar experiências desafiadoras, reflita e tome notas sobre o que vivenciou. Assim, você cria o hábito de extrair aprendizados de seu dia a dia e sistematiza o conhecimento adquirido, o que pode ser bastante útil para situações futuras. Também não se deixe trair pelo sentimento de que já sabe tudo sobre um determinado assunto: esse é o caminho mais rápido para a estagnação.
- Crie o hábito de se desafiar e tomar riscos
Outra dica importante é não ter medo dos desafios. Para isso, não espere que eles batam em sua porta — estabeleça você mesmo seus próprios desafios. Assumir riscos controlados te ajudará a conhecer seus pontos fortes e fracos e te deixará muito mais preparado para aquele momento em que uma situação desafiadora surgir sem aviso prévio. Alguns exemplos de metas que você pode se autoimpor na vida profissional: oferecer ajuda com novas responsabilidades na empresa, assumir a frente em apresentações para clientes ou outros eventos em que é necessário falar em público, aprender a lidar com uma nova ferramenta para melhorar sua performance no trabalho e muito mais.
- Encare o erro como parte do processo — e persista
Ninguém gosta de errar, mas o erro é uma parte inerente do aprendizado. Todas as grandes descobertas da humanidade envolveram uma série de tentativas frustradas antes do tão esperado êxito. Portanto, encare o erro como parte do processo. Faça um esforço para entender os motivos de cada fracasso e o que pode ser feito de forma diferente da próxima vez. Não se culpe pelo que deu errado, continue trabalhando para fazer melhor!
- Invista em autoconhecimento
Outro aspecto importantíssimo para desenvolver uma mentalidade de crescimento é investir em autoconhecimento. Saber quais são nossas principais capacidades e limitações a cada momento da vida é muito importante para decidir que atitudes tomar diante dos desafios e quais habilidades buscar desenvolver através de cursos, dinâmicas e vivências. Considere incorporar sessões de terapia à sua rotina: elas ajudam a propiciar o tempo e o espaço adequados para a tão necessária reflexão sobre a própria vida.
Se você quer se aprofundar no tema, deixamos aqui algumas dicas de leitura:
- Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck
- O poder do hábito, de Charles Duhigg
- Inteligência emocional, de Daniel Goleman
- O homem é aquilo que ele pensa, de James Allen
Nossas dicas foram úteis para você? Deixe seu comentário!