Transformação social por meio do aprendizado de Diversidade, Equidade e Inclusão
Fundadora da Plurie BR, Laura Salles, conta como nasceu o desejo de trazer um ecossistema diverso para dentro das empresas brasileiras no Education Journey podcast
Por Tatiane Seoane
Data: 13/10/2022
Laura Salles, fundadora e CEO da edtech Plurie BR, conquistou um cargo de liderança aos 22 anos, mas o que a inquietou ao se tornar gerente foi o fato de não ver mulheres à sua volta.
A falta de representatividade feminina e de ações afirmativas dentro da multinacional onde trabalhava com atração e retenção de talentos, em Portugal, não era um caso isolado. Essa realidade despertou o desejo de transformação e de levar mais diversidade para o meio corporativo, porém, em solo brasileiro.
Foi então que ela deixou a vida fora do país e voltou para empreender com a Plurie BR com a missão de ajudar as empresas a percorrerem o caminho da DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), por meio da educação. “As empresas podem oferecer mais oportunidades e também promover a transformação social”, conta durante o bate-papo no Education Journey podcast.
Missão de pluralidade
Para implementar uma cultura plural dentro das empresas, Laura conta que o primeiro passo é a escuta. A Plurie BR trabalha também com indicadores que medem como as empresas estão em representatividade e maturidade em DE&I, e no senso de pertencimento do colaborador. “É importante que as pessoas se sintam confortáveis onde trabalham”, explica a CEO.
Depois disso, a Plurie BR faz a construção educacional para seu cliente, composta pelos conteúdos da plataforma como entrevistas, vídeos gravados e aulas ao vivo. “Nossos conteúdos são como uma grande Netflix de diversidade”, explica Laura.
Segundo Laura, além de aumentar os grupos de afinidade dentro das companhias, a educação de DE&I diminui o turnover e deixa os colaboradores mais atrelados à cultura da empresa. Ela conta que as empresas estão começando a ver as ações de diversidade e ESG (sigla do inglês para Environmental, Social and Governance) como um assunto sério, criando metas e objetivos como uma área de vendas ou financeira.
“Os discursos muitas vezes são rasos porque as empresas ainda estão buscando soluções imediatas”, afirma. Para a CEO, diversidade e inclusão também precisam ser metrificadas para que se possa avaliar o impacto positivo dessa transformação.
Ouça a entrevista completa, clicando aqui!
A Plurie BR faz parte do portfólio de edtechs presente na plataforma Education Journey. Se você quer levar esta experiência para a sua empresa, entre em contato conosco e peça uma demonstração.